Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Vacinação chega à população de rua e moradores das ilhas em Salvador, anuncia Bruno Reis

A vacinação contra o coronavírus em Salvador chegará à população em situação de rua e a todos os moradores das ilhas dos Frades, Maré e Bom Jesus dos Passos, com idade a partir de 18 anos. A novidade foi divulgada pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual nesta segunda-feira (28). Ainda na ocasião, o chefe do Executivo municipal divulgou novas medidas para o enfrentamento da pandemia na capital baiana.

Cerca de sete mil doses da Janssen foram separadas para o processo de imunização das pessoas em situação de rua, que acontecerá a partir desta terça-feira (29). O quantitativo será suficiente para atender a todo esse público, conforme explicou o prefeito. “Vamos às ruas vacinar essas pessoas. Não é fácil fazer trabalho de aplicação de primeira e segunda dose, por isso, aguardamos a Janssen chegar, que é dose única”.

Já a partir de quinta (1º), a mobilização atenderá a todos os habitantes das três ilhas pertencentes à capital – Bom Jesus dos Passos, dos Frades e de Maré. “Já havíamos vacinado boa parte da população nesses locais, a exemplo das comunidades quilombolas. Estima-se que elas tenham 12 mil pessoas, mas ainda faltava a vacinação chegar para cerca de 3 mil pessoas acima de 18 anos. Com isso, as primeiras localidades de Salvador a ter 100% do público-alvo imunizado serão as ilhas”, assegurou Bruno Reis, acrescentado que a Prefeitura separou outra remessa da Janssen para essa estratégia.

Salvador já tem mais de 53% da sua população alcançada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, totalizando 1.046.825 pessoas. Só nos últimos três dias, mais de 52 mil novos cidadãos receberam as injeções. A partir da tarde de hoje (28), o processo abrangerá pessoas com idade a partir de 44 anos, nascidas até 28 de outubro de 1976.

*Restrições* – A Prefeitura prorrogará por mais sete dias todas as medidas de enfrentamento à pandemia em vigor. Além disso, a partir desta sexta-feira (2), Dia da Independência do Brasil na Bahia, todas as praias da cidade serão bloqueadas para acesso ao público. A ação visa conter possíveis aglomerações que ocorram nesses espaços.

“Estou tomando essa decisão, considerando o histórico deste mês e esse último feriadão, para, a partir disso, podermos avançar a passos largos na retomada da normalidade em nossa cidade. Mesmo com os números da pandemia em queda, entendemos que precisamos fazer um esforço a mais nesta semana”, frisou Bruno Reis.

*Números* – Em relação à atual situação epidemiológica, o prefeito divulgou que a cidade possui 57% de ocupação dos leitos clínicos exclusivos para tratamento da Covid-19 e 70% de UTI. Na semana passada, ambos os índices eram de 68% e 76%, respectivamente. Já no segmento pediátrico, 78% dos leitos clínicos estão ocupados, enquanto que, na terapia intensiva, esse número é de 70%.

Ainda na rede pública, foram 36 pacientes regulados nas últimas 24h. As UPAs amanheceram com dez pessoas aguardando transferência, sendo duas delas à espera de leitos clínicos adultos, seis clínicos pediátricos, uma UTI adulto e uma por UTI pediátrico.

Na rede particular, os leitos para atendimento de pacientes com coronavírus estão assim: o Hospital São Rafael tem 65% de ocupação; o Santa Izabel, 62%; Português, 68%; Cárdio Pulmonar, 70%; Aliança, 62% e Jorge Valente, 64%.

Conforme dados do último boletim da pandemia, do dia 14 de junho, o número de óbitos provocados pela doença caiu 21% em relação à semana anterior (7 de junho). Ainda nesse período, o quantitativo de casos diminuiu 40%, sendo registrada média diária de 319 notificações. Desde março de 2020, a capital baiana soma um total de 233.763 casos de Covid-19.

O fator RT, que indica a transmissão viral entre indivíduos, também apresenta curva decrescente: no dia 7 de julho a taxa era de 0,84. No dia 14, o índice ficou em 0,65 (-15%).

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar sobre uma suposta bomba em...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...
Fundação Jose Silveira

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...