Vacinação contra gripe é aberta ao público geral em Salvador

A partir desta segunda-feira (5), a campanha de vacinação contra a gripe está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade em Salvador. A população pode buscar o serviço de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h em todas as 107 salas de imunização da rede municipal em Salvador, além do drive do Shopping Barra.

A abertura da estratégia para o público em geral acontece após recomendação do Ministério da Saúde devido a baixa adesão à campanha de vacinação registrada em todo o país. Até o momento, pouco mais de 316 mil indivíduos foram imunizados na capital baiana, o que corresponde a 32% do público eletivo residente no município estimado no início da estratégia.

A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, destacou a importância da imunização contra influenza para evitar uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde. “Apesar do imunobiológico utilizado contra a gripe não ter nenhuma relação com o novo coronavírus, ambas as patologias apresentam sintomas semelhantes e as complicações causadas em decorrência das doenças inspiram praticamente os mesmos cuidados.”

Ela pontuou que o objetivo da estratégia é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. “A vacinação também é de suma importância nesse momento para reduzir os impactos dos serviços de saúde em tempos de pandemia de Covid-19”, explicou Doiane.

A gestora explicou ainda que as pessoas devem obedecer um intervalo de 14 dias entre os imunizantes da gripe e do novo coronavírus. “Após esse período, é possível se dirigir aos postos e receber a dose da vacina”, finalizou.

Últimas Noticias