Menor de 16 anos toca terror com caminhão na BR- 324

Na noite de terça-feira (06/07), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um menor, de 16 anos, conduzindo um caminhão Ford/Cargo, na BR-324, em Salvador.

Os PRFs realizavam policiamento preventivo na altura do quilômetro 609 , quando visualizaram o condutor do caminhão realizando manobras perigosas na rodovia, colocando em perigo a própria vida e a dos demais usuários.

Diante da conduta imprudente, desrespeito às Leis de Trânsito, os policiais resolveram abordá-lo, contudo o motorista desobedeceu o comando de parada.

A equipe iniciou o acompanhamento e foram feitas várias tentativas de parada, por sinal sonoro, luminoso e gestos, porém, o caminhão só foi interceptado após um bloqueio na via marginal, localizado nas imediações do posto Aratu.

Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais verificaram que o condutor possuía apenas 16 anos de idade, caracterizando clara situação de risco.

O proprietário do veículo foi identificado e compareceu ao local. Aos policiais ele relatou ter conhecimento que o condutor não possuía CNH e que era menor de idade. Informou também que o adolescente presta serviço na condição de motorista e que não sabe ler e nem escrever.

Diante da situação, os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro: Permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança.

O dono do caminhão assinou o TCO se comprometendo a comparecer em juízo para responder por suas condutas. Foram 8 autuações emitidas por diversas irregularidades constatadas. As multas de trânsito somaram quase 3.000 reais.