Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Programa Corra pro Abraço completa 8 anos transformando vidas pela redução de danos

Em 22 de Julho é comemorado o aniversário do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia. Fundada em 2013, a iniciativa promove a cidadania de populações vulneráveis afetadas pela criminalização do uso de drogas, por meio de estratégias de Redução de Danos físicos e sociais, evidenciando que “outros caminhos são possíveis”.

“O Corra pro Abraço é um programa que nos alegra e orgulha. Com muita determinação, ele transforma vidas e apresenta novos caminhos. Tudo feito com muito respeito e cuidado e, sem dúvida, é uma iniciativa que deu muito certo, vamos seguir trabalhando para que o Corra tenha vida longa e siga espalhando amor, devolvendo sonhos e protegendo a vida, garantindo direitos”, disse o secretário Carlos Martins, titular da SJDHDS.

Atualmente, o programa tem parceria com a Oscip Comunidade Cidadania e Vida (ComVida) e a ONG Cipó Comunicação Interativa, e, ao longo desses oito anos foram ampliadas a atuação a partir das demandas verificadas junto à população em situação de rua.

“Hoje temos também o Corra Juventude, acolhendo jovens em contexto de vulnerabilidade, buscando fortalecer seus vínculos para que não venham para a situação de rua. Também tivemos uma atuação nos municípios de Feira de Santana e Lauro de Freitas. Atualmente em Salvador, nós ampliamos o entendimento de redução de danos durante a pandemia de COVID-19, de maneira que não poderíamos recuar neste momento, quando a população mais precisa”, explica Frank Ribeiro, coordenador geral do programa.

Durante a pandemia do vírus SARS-CoV-2, a equipe do Corra Pro Abraço lançou a campanha Corra para a Prevenção, na qual foram instaladas pias comunitárias e organizada a arrecadação de alimentos e insumos de higiene.

“O Corra é como uma terapia para a gente que está na rua e convive com tanta violência. Sem o programa a gente não teria uma casa para pintar, brincar, divertir a mente. Os trabalhadores lutam por nós e nos ajudam a diminuir o uso das drogas”, é o que revela Aline Silva, beneficiária do Programa durante atividade no campo da Praça da Piedade, centro de Salvador.

Com o objetivo de aumentar as arrecadações, o programa também lançou a ação SOS Pop Rua, com apoio de artistas baianos como Luedji Luna e Ziati Franco, embaixadores da ação. A atividade foi uma parceria com Movimento Nacional de População de Rua, Coletivo Solidários da Rua, Mouraria 53, Pega a Visão (EAUFBA), Espaço Esse É Nosso, Biblioteca Comunitária Zeferina, Associação de Moradores de Plataforma, Projeto Ensinar é Aprender a Viver (Fazenda Coutos), Associação de Moradores Nova República (Santa Cruz).

Para Lucas Dias, 17, morador do bairro do Beiru, “o álcool em gel e a máscara me deram um suporte muito importante nessa quarentena e ajudou a mim e meus familiares a mantermos os protocolos”, comenta o adolescente após receber as doações do SOS Pop Rua.

Articulador de rede

Segundo o levantamento do Projeto Axé em 2017, antes da pandemia, Salvador tinha entre 14 e 17 mil pessoas em situação de rua. Com o aumento das desigualdades na COVID-19 o número pode ser muito maior na capital baiana. “Com toda nossa bagagem de quase uma década, a existência do Corra ainda é necessária para o acolhimento e a garantia dos direitos de populações vulneráveis”.

Além do trabalho junto a população em situação de rua e jovens em vulnerabilidade, o Programa Corra pro Abraço atua na Vara de Audiências de Custódia. O trabalho surgiu a partir de um termo de cooperação técnica do Tribunal de Justiça da Bahia com a SJDHDS-BA, com o objetivo de mapear as demandas das pessoas que chegam no núcleo. Com a parceria, o Corra pro Abraço tornou-se uma alternativa ao encarceramento em massa da população, facilitando o encontro das pessoas que chegam ao órgão com os demais serviços da rede de atenção psicossocial, a fim de promover vínculos e garantir a cidadania.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...