Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Braskem abre inscrição para Programa de Estágio 2022 com vagas na Bahia

A Braskem abre as inscrições, de 02 a 27 de agosto, para seu Programa de Estágio 2022, pelo site https://www.braskem.com.br/carreira, com mais de 212 vagas, sendo 37 para a Bahia. Focada nos pilares de diversidade, equidade e inclusão, a companhia realiza diferentes iniciativas no processo seletivo a fim de aumentar a diversidade e representatividade dos candidatos, com foco principalmente em universitários negros.

Com condução 100% on-line e gamificada, a seleção busca alinhamento do perfil do candidato com a cultura e os valores da empresa. Na Bahia, o programa oferece oportunidades em Salvador e Camaçari. Também há vagas em outros estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas.

Para atingir suas metas, a Braskem também flexibilizou alguns critérios de seleção, um deles é o inglês. O idioma deixou de ser obrigatório e os candidatos que ingressarem no programa serão elegíveis a bolsa de inglês. Além disso, a avaliação de currículos acontece às cegas, sem acesso a informações como idade, instituição de ensino e experiência prévia. Outro destaque é que o teste de raciocínio lógico foi substituído por uma avaliação de tomada de decisão permitindo conhecer de forma mais inclusiva os candidatos.

A companhia ainda conta com o apoio da Cia de Talentos para realizar iniciativas direcionadas a atração, contratação, desenvolvimento e inclusão de grupos minorizados na sociedade.

Em 2021, o Programa de Estágio da Braskem contratou 250 estudantes. Desse total, 38% negros, 54% mulheres, 45% pessoas de baixa renda e 5% acima de 28 anos. “A Braskem busca ter, cada vez mais, um ambiente de trabalho inclusivo e diverso. Com o nosso Programa de Estágio buscamos, ano a ano, inovar e superar nossos desafios para alcançar a nossa meta de aumentar a representatividade de grupos minorizados no nosso quadro de colaboradores, principalmente a de negros”, explica Camila Fossati, responsável pela área de Diversidade e pelo Programa de Estágio da Braskem.

Neste ano, a Braskem traz quatro etapas diferentes para selecionar os candidatos: Exploração é a fase que o candidato troca experiências com personagens em um game, para conhecer a companhia e seu negócio; Inovação é a dinâmica que trabalha ideias que causem impacto dentro e fora da empresa; Transformação será realizada em grupo, para os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas, na qual os líderes da Braskem terão a oportunidade de avaliar como os participantes tomam decisões práticas para transformar ideias em ação; e, por fim, acontece a Entrevista Individual, que é a porta de entrada para iniciar a carreira na companhia.

As vagas são para estudantes universitários que estejam cursando a partir do segundo ano de graduação nos cursos de: Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica e Produção), Administração, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia, Química, Publicidade, entre outros. É necessário ter disponibilidade para estagiar em média 30 horas semanais. O Programa de Estágio da Braskem tem duração de um a dois anos, com início a partir de janeiro de 2022.

Vozes da experiência

Segundo o estudante de Relações Públicas, Robert Santos, 21 anos, o processo seletivo para o Programa de Estágio da Braskem é muito humanizado. Mesmo nas fases iniciais, quando interagiu apenas com o sistema, sentiu que a companhia teve uma preocupação com o bem-estar dos candidatos. “A Braskem é uma empresa muito acolhedora, que te motiva a ser você em todos os momentos. Somos convidados a participar de agendas que buscam mostrar a importância do respeito, da autoaceitação e do acolhimento ao próximo. A empresa não se limita ao discurso, mas promove ações que impactam de verdade na visão e posicionamentos de cada colaborador”, explica.

Já para Letícia Ramos, 22 anos, estudante de Psicologia, o game é um diferencial notável e foi o que mais chamou a sua atenção durante o processo seletivo. Segundo ela, a ausência de testes de lógica, de inglês e de exatas evidencia uma preocupação da companhia em proporcionar uma experiência diferenciada, pois o candidato foca em ser ele mesmo e consegue transmitir seus conhecimentos e sua experiência. Ela ainda comenta sobre questões relacionadas a diversidade, equidade e inclusão: “Trabalhar diversidade, equidade e inclusão são pontos cruciais no meio corporativo, porque somos regidos por vieses inconscientes e estamos imersos em estruturas de preconceito, o que nos faz julgar, desrespeitar e menosprezar determinadas pessoas por conta de suas características. Sendo uma mulher preta e pobre, passei por diversas situações de racismo, de menosprezo e sempre tive em mente que para tudo que fosse fazer eu teria que ser a melhor, mil vezes mais dedicada, pois caso contrário não seria nem notada. O meio corporativo tem uma potência em termos de empregabilidade e exemplo para outras empresas e até para a sociedade, e deve exercer essa potência para tornar os ambientes cada vez mais respeitosos, inclusivos, favorecendo o bem-estar geral”, declara.

Por fim, para Sarah Nogueira, 24 anos, estudante de Engenharia Química, a Braskem realiza um processo seletivo inovador, desafiador e transformador, uma vez que o game dá a oportunidade de experimentar como é a realidade da companhia, através dos desafios propostos. Segundo ela, a relação da empresa com o tema diversidade e inclusão foi um dos fatores que levou em consideração na hora de escolher a Braskem. “É uma empresa onde realmente, no dia a dia, podemos vivenciar a diversidade e a inclusão. Nos times, é normal ter pessoas de diferentes raças, cores, gêneros, de diversas regiões do país e do mundo e com vastas bagagens e experiências. É ótimo trabalhar em um ambiente onde você pode aceitar o outro como ele é e reconhecer sua importância para o time, além de poder ser você mesmo e trazer suas contribuições”, finaliza.

Progressistas de Lauro de Freitas realiza 1º encontro e declara apoio incondicional a Débora Regis

O Progressistas de Lauro de Freitas realizou com sucesso o seu 1º Encontro, reunindo filiados e pré-candidatos a Vereador e Vereadora do partido. O...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às 23h59 (horário de Brasília) desta...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Progressistas de Lauro de Freitas realiza 1º encontro e declara apoio incondicional a Débora Regis

O Progressistas de Lauro de Freitas realizou com sucesso o seu 1º Encontro, reunindo filiados e pré-candidatos a Vereador...
Fundação Jose Silveira

Progressistas de Lauro de Freitas realiza 1º encontro e declara apoio incondicional a Débora Regis

O Progressistas de Lauro de Freitas realizou com sucesso o seu 1º Encontro, reunindo filiados e pré-candidatos a Vereador...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina às...

Secretaria das Mulheres do Estado realiza campanha ‘Oxe, me respeite!’ no Moto Paulo Afonso

A Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM) realiza, desta quinta-feira até sábado (25, 26 e 27), a...

Em parceria com a UFRB, Feira Saúde Mais Perto leva atendimentos para Santo Antônio de Jesus

Mais de 4 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia da edição da Feira Saúde Mais Perto, realizada no...