Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeitura de Candeias vai inaugurar a primeira Casa Lar da região para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Candeias, inaugurará a Casa Lar – Aldeia Infantis SOS BRASIL, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, na terça-feira (31/08). O serviço visa acolhimento para crianças e adolescentes em vulnerabilidade.

O termo de colaboração se deu através do chamamento público nº 0001/2020, que classificou a organização para prestação do serviço de acolhimento. O objetivo é de assistir crianças e adolescentes de 0 à 18 anos incompletos, que perderam ou que estão em risco de perder o cuidado de suas famílias, por terem sofrido maus tratos, negligências, foram abandonadas ou vivem em situações de vulnerabilidades.

Para a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social Soraia Cabral, trazer a Casa Lar para Candeias é um avanço, “A Secretaria tem acompanhado de perto essas famílias, buscando o melhor para os assistidos. O Município custeia todas as necessidades da Casa Lar com recursos próprios acolhendo ainda mais estas crianças e adolescentes em vulnerabilidade”, afirmou.

O serviço de acolhimento visa deslocar e assistir candeenses que estão sob medida de proteção, que foram retirados do convívio familiar e que estão sendo acolhidas em outros municípios, trazendo-os assim para Candeias, sua cidade de origem. A Prefeitura de Candeias por meio da SEDAS, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realiza o acompanhamento destas famílias, possuindo a responsabilidade de financiar com recursos próprios os cuidados com os assistidos.

A unidade de acolhimento possui a capacidade para acolher até 10 crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive com necessidades especiais, considerando o que está previsto nas Orientações Técnicas dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, aprovada através da Resolução Conjunta do CNAS e CONANDA, nº 1, de 18 de junho de 2009.

Com uma equipe composta por coordenador, assistente social, psicólogo, administrativo, cuidadoras residentes chamadas de “mãe social” e assistentes de casa lar, conforme previsto nas normativas do serviço.
A Assistente Social e Coordenadora da Casa Lar, Maria Clara Oliveira, o trabalho é de grande importância, porque atenderá crianças em vulnerabilidade e em situação de risco social, que são Candeenses e estavam sendo acompanhadas em instituições de outros municípios, “Buscando reinseri-os aqui em Candeias seu município de origem, tendo também a possibilidade de resgatar ou fortalecer o vínculo familiar. Com isto, o município passará a ser considerado de grande porte / alta complexidade, por ofertar este serviço tão importante conforme a Política Nacional de Assistência Social”, relatou.

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no bairro do Barbalho, em Salvador,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...
Fundação Jose Silveira

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...

Carreta despenca de ponte e motorista de 23 anos morre na hora em Cândido Sales

Um homem morreu em um acidente na madrugada desta sexta-feira (26/04), em Cândido Sales Trata-se de um jovem de...