Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Modernização de agroindústria permitirá lançamento de flocão de milho em Araci

As iniciativas de acesso a mercado e de modernização das agroindústrias têm permitido o lançamento de diversos produtos da agricultura familiar da Bahia. Na comunidade de Caldeirão, no município de Araci, os agricultores e agricultoras se preparam para lançar mais um produto no mercado: o flocão de milho.

Foi assinada, nesta sexta-feira (10), a autorização para utilização dos aportes do Projeto Bahia Produtiva no valor de mais de R$ 1,1 milhão, que serão aplicados na requalificação da agroindústria de beneficiamento de milho da comunidade, beneficiando mais de 300 famílias da Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Caldeirão (ACOPAC).

“Para a comunidade, essa requalificação será de grande importância porque agregará produtos de qualidade e, consequentemente, aumentará em 50% a renda dessas famílias. Por meio desses investimentos, estamos construindo junto com o Bahia Produtiva as bases para o lançamento do novo carro-chefe da comunidade: o flocão de milho”, comenta o presidente da Associação, Rivailton Oliveira.

A modernização da agroindústria virá com a substituição de todo o maquinário existente no local: um degerminador, novas máquinas de precisão e pesagem, um silo para armazenamento e uma esteira que fará o fluxo do processo dentro do empreendimento. Com os novos equipamentos, a produção na agroindústria passará de 600 quilos de derivados para 5.000 quilos em uma jornada de oito horas.

Para o Agente Comunitário Rural (ACR) João Luiz Lima, os novos recursos impactarão diretamente no acesso aos mercados dos produtos da associação. “Aqui na região, hoje, já existe a cultura de produzir o milho. Mas agora vamos poder expandir a produção para mais mercados, gerando mais renda para todos”.

Fubá de Milho

Os produtos derivados de milho como creme de milho, xerém (mungunzá) e milho para insumos de rações animais ganharão agora a parceria do flocão de milho, que terá a comercialização iniciada em 2022.

O assistente e gerente territorial da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), José Silva, explica sobre a participação do Bahia Produtiva no processo de lançamento do flocão de milho: “Os investimentos abarcam desde os maquinários até a concepção da marca, plano de negócios, logística de embalagens e comercialização do novo flocão. Será um grande avanço para a comunidade”.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...