Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Agricultura familiar da Bahia é fortalecida com estratégia de parcerias interinstitucionaisw

Fruticultura, apicultura, caprino-ovinocultura (de corte e de leite), cafeicultura, cacauicultura, mandiocultura, citricultura, cajucultura, piscicultura, avicultura e bovinocultura de leite estão entre os sistemas produtivos da agricultura familiar, mais fortalecidos na Bahia com investimentos do Governo do Estado. Tanto na oferta de assistência técnica e extensão rural (Ater), regularização fundiária, distribuição de insumos, infraestrutura, agroindustrialização, apoio à logística e acesso ao mercado, dentre outras ações que resultam na produção de alimentos saudáveis, de qualidade e com valor agregado.

Para potencializar essas ações, ampliar a geração de trabalho e renda, e melhorar as condições de vida agricultores e agricultoras familiares, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, segue firmando parcerias com organizações sociais, prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), Sindicatos de Trabalhadores Rurais, instituições financeiras e de ensino e pesquisa e Prefeituras Municipais, sendo ampliada com os consórcios públicos.

O resultado é maior produção de alimentos, com valor agregado, agricultores e agricultoras familiares com renda e, consequentemente, mais recursos circulando na economia dos municípios. Na Bahia, a agricultura familiar abrange 593 mil estabelecimentos rurais, chegando a quase dois milhões de agricultores e agricultoras.

Para o chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, Parceria Mais Forte é uma estratégia de integração entre os diversos segmentos do poder público e de organizações sociais e instituições financeiras e um grande enlace das políticas públicas, executada por meio de parceria. Ele destaca que a Bahia é um exemplo em gestão de consórcios públicos, tanto na área de saúde, como na área de infraestrutura, e que abarcou essa estratégia de desenvolvimento econômico do estado da Bahia, em nível territorial.

“Hoje nós já temos 237 municípios, via 15 consórcios públicos, que já estão firmando contratos e convênios com o Estado. O objetivo é ampliar a produção de alimentos e o dinamismo econômico dos municípios, por meio da atividade rural e tendo como protagonista a agricultura familiar, que abrange 77% dos estabelecimentos rurais, de famílias que colocam a sua mão de obra para gerar renda. A Bahia vem se destacando com essa ação do Parceria mais Forte, incrementando o crédito, por meio dos agentes financeiros, fazendo investimentos complementares, via programas e projetos da SDR e buscando a geração de emprego e renda, especialmente para esse período de pós-pandemia”.

Fórmula de sucesso

Um desses exemplos de parceria é o município de Santana, localizado no Oeste da Bahia. Com o apoio do governo estadual, a Prefeitura qualificou os agricultores e agricultoras familiares. Atualmente, o município conta com uma equipe técnica multidisciplinar, formada por engenheiro agrônomo, veterinários, zootecnista e técnicos em agropecuária, para a prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater).

O prefeito de Santana, Marco Cardoso, popularmente conhecido como Marcão, destaca que a agricultura familiar está na base da economia do município: “As iniciativas que valorizam e contribuem para o desenvolvimento do povo do campo estão entre nossas prioridades. Como parte disso, buscar apoio e fechar parcerias com o Governo do Estado, por meio do Parceria Mais Forte, nos ajuda a continuar investindo e melhorando a vida do homem e da mulher do campo. Isso tem sido fundamental para agregar o que podemos fazer, enquanto município, ao que o Estado pode nos fornecer de suporte técnico e apoio também com investimentos importantes. Acreditamos que essa tem sido uma fórmula de sucesso”.

Já foi realizada também, em Santana, a reforma e a ampliação do mercado municipal, distribuídas mudas de mandioca, frutíferas, essências florestais e entregas de equipamentos agrícolas. Está em fase de conclusão a obra de construção de um laticínio.

Com esse apoio, foi possível viabilizar o beneficiamento e a comercialização de diversos produtos, iogurte, queijo, requeijão, doces, mel de abelha, linguiças, carnes e peixes, que passaram a ser certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), implantado no município.

MP-BA recomenda retirada de estátua em homenagem a Daniel Alves em Juazeiro

O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na última terça-feira (23/04), que a estátua em homenagem a Daniel Alves seja retirada de Juazeiro, cidade onde...

Grupo que seria ligado ao CV expulsa trabalhadores de estacionamento na Garibaldi

Um grupo de homens apontados como integrantes da facção Comando Vermelho (CV) passou a controlar um área pública usada por flanelinhas como estacionamento, na...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

MP-BA recomenda retirada de estátua em homenagem a Daniel Alves em Juazeiro

O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na última terça-feira (23/04), que a estátua em homenagem a Daniel Alves seja...
Fundação Jose Silveira

MP-BA recomenda retirada de estátua em homenagem a Daniel Alves em Juazeiro

O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou, na última terça-feira (23/04), que a estátua em homenagem a Daniel Alves seja...

Grupo que seria ligado ao CV expulsa trabalhadores de estacionamento na Garibaldi

Um grupo de homens apontados como integrantes da facção Comando Vermelho (CV) passou a controlar um área pública usada...

Polícia Civil localiza dupla envolvida em homicídio em Teixeira de Freitas

Um homem foi preso e um adolescente apreendido suspeitos de envolvimento na morte de Ademar Barbosa de Souza, de...

Grupamento de Fuzileiros Navais em Salvador completa 81 anos com “espetáculo de disciplina”, diz vereador

Nesta quinta-feira (26/04) foi celebrado o 81º aniversário do Grupamento de Fuzileiros Navais (CFN) de Salvador com a presença...