Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

A descoberta (surpreendente) sobre exercício físico que talvez não saiba

Atividade física é o melhor remédio para tratar doenças crônicas. De acordo com dados da associação britânica, fazer exercício pode reduzir em cerca de 20% o risco de câncer da mama.

Os mesmos dados mostram que quem é mais ativo tem melhores taxas de sobrevivência (40%). Além disso, corre menos risco de reaparecimento do câncer.

A explicação? “O exercício físico reduz o risco de câncer da mama porque resulta na produção de níveis menores de hormônios sexuais, em particular o estrogênio”, aponta a médica Margaret Wexler, da Breast Cancer. A especialista explica que a elevada exposição ao estrogênio aumenta ligeiramente o risco de câncer da mama.

Wexler diz ainda que o exercício ajuda a reduzir os níveis de insulina. Por outro lado, aumenta a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glucose.

No entanto, embora a prática de exercício físico regular possa ajudar a evitar a doença, o risco não desaparece. Isto porque a doença tem uma causalidade multifactorial, como refere a médica Joanna Franks, do The Wellington Hospital, no Reino Unido.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Ministério da Saúde exonera diretor de Gestão Hospitalar

O Ministério da Saúde exonerou nesta segunda-feira (18) Alexandre Telles, que ocupava o cargo de diretor do Departamento de...