Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Preço da Hora Bahia auxilia a encontrar o preço mais baixo

Com inflação em alta, toda e qualquer ajuda na hora de economizar é bem-vinda. Uma opção para encontrar os preços mais baixos praticados no mercado local pode estar disponível de forma rápida, fácil e atualizada diretamente no celular de consumidores de toda a Bahia. Trata-se do aplicativo do Governo do Estado Preço da Hora Bahia, que traz informações em tempo real extraídas das notas fiscais eletrônicas emitidas pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba). A pesquisa abrange todos os produtos vendidos no varejo, com destaque para combustíveis e medicamentos, que ganham acesso direto da tela principal.

Para atestar a utilidade da ferramenta, ninguém melhor que os próprios consumidores. O viés da economia e da praticidade foi referenciado pelos usuários em mensagens aos administradores do app. “Um excelente atalho para pesquisa local”, destaca a consumidora Kátia Bernardo em mensagem no aplicativo. A aprovação veio também do consumidor Mailson dos Santos Xavier, que além de apontar os benefícios da ferramenta faz uma sugestão para pesquisa. “Gostei muito do app, parabéns aos desenvolvedores. Faz as pessoas economizar muito. Só uma coisa que gostaria que o app tivesse, um alerta de preços. Se colocassem seria ótimo demais. Mas já vale cinco estrelas”, disse. Outros comentários apontam a praticidade da ferramenta. “Muito bom! O aplicativo cumpre o que é proposto. É leve, não trava e é funcional”, diz Ioneide Maria, e “Muito útil. Alta disponibilidade”, segundo o usuário Júnior Prado.

Baixado por cerca de 430 mil baianos, a ferramenta já em sua versão 1.2.122 tem uso crescente entre os consumidores. Somente no mês de outubro, 90 mil consumidores utilizaram a ferramenta para a pesquisa de preços. O Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store, no Google Play Store e também pelo site www.precodahora.ba.gov.br.

Além de permitir a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, o Preço da Hora Bahia traz uma série de outras funcionalidades. O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, a possibilidade de denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda a disponibilização do histórico de preços dos produtos. O usuário pode também compartilhar os preços e os produtos pesquisados com os amigos nas redes sociais.

Outras funcionalidades

Na versão 1.2.122 do aplicativo é possível criar grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos do usuário. Assim, é possível pesquisar os preços de produtos em locais já frequentados ou próximos de casa ou do trabalho, como mercados, postos de gasolina, farmácias, entre outros. O usuário pode ainda utilizar as suas listas de compras para serem processadas sempre nos estabelecimentos favoritos.

Outra funcionalidade é a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.

A nova versão do Preço da Hora Bahia traz ainda no leiaute do aplicativo, esclarecimento sobre preços que estão aparentemente bem abaixo do valor de mercado. Nesse tipo de situação, alerta a Sefaz-Ba, é importante confirmar se os eventuais descontos exibidos continuam válidos e se são aplicáveis a todos os clientes.

Combustíveis

A consulta ao histórico de preços dos combustíveis é feita de forma simples. Ao abrir o app, basta clicar em “Combustíveis” e na sequência escolher entre gasolina, etanol, GNV ou diesel. A ferramenta irá rapidamente pesquisar os melhores preços nos postos localizados dentro do raio definido pelo usuário, que varia de um a 30 quilômetros. Na sequência é só escolher um dos estabelecimentos e clicar em “Abrir Histórico”. O app apresentará quatro opções de consulta: a variação de preços do combustível escolhido diariamente e por mês, e o histórico de preços do estabelecimento selecionado também por dia e por mês. Os dados são apresentados em um gráfico com duas linhas em cores diferentes que apresentam os preços médio e mínimo. Ao clicar em um ponto do gráfico serão apresentados os valores daquele período.

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), pela duplicação da BR-116, do...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na manhã desta quinta-feira (28), em...

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Campanha do deputado Hassan pela duplicação da BR-116 ganha apoio da sociedade civil

A campanha iniciada pelo deputado estadual Hassan (PP), desde que assumiu o mandato na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba),...

Polícia Militar apreende duas armas de fogo em Feira de Santana

Uma equipe da 67ª CIPM, com o apoio de uma aeronave do Graer, apreendeu duas armas de fogo, na...

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...