Salvador: região de Brotas foi a mais atingida pela forte chuva

As chuvas que ocorrem em Salvador desde a madrugada deste domingo (05/12) são resultantes da formação de áreas de instabilidade associadas a um cavado sobre oceano Atlântico e no leste do Nordeste, conforme informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

O cavado é o nome técnico que se dá a uma região na atmosfera onde ocorre uma ondulação no sentido horário do fluxo de ventos e uma tendência à queda da pressão atmosférica.

Acumulados de chuvas

Os locais em que foram registrados os maiores acumulados de chuvas em 06h (atualizado às 9h52): Brotas (60,8mm), Engenho Velho de Brotas (60,8mm), São Cristóvão (59,6mm), Cidade Baixa – Monte Serrat (53,4mm), Campina de Brotas (50,2mm).

Nos primeiros cinco dias de dezembro, o acumulado de chuvas em Salvador foi de 44,6 mm, medido pelo pluviômetro de referência em Ondina, 76,7% acima da Normal Climatológica para o mês de dezembro que é de 58,1 mm –, registrada pela Estação Pluviométrica do Inmet (Ondina).

As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, então o único existente na cidade.

Previsão do tempo

A tendencia é que haja uma redução das chuvas no período da tarde de hoje, saindo da intensidade moderada para fraca. O padrão se repete para esta segunda-feira (06/12) quando a previsão é de chuva por conta de áreas de instabilidade. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Últimas Noticias

Bolsonaro diz que vai conceder reajuste a professores ‘no máximo que a lei permite’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (26) que irá conceder um reajuste salarial a professores em um...