Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Marta Rodrigues lamenta morte da socióloga Antônia Garcia

A vereadora Marta Rodrigues (PT) lamentou, neste domingo (5), a morte da socióloga Antônia Garcia, militante do movimento feminino e negro e liderança do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A socióloga já foi secretária Reparação de Salvador em 2007, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs), presidente do PT municipal e secretária de Mulheres do partido.

“Ao longo de cinco décadas esteve dedicada a luta antirracista e feminista, de empoderamento das mulheres, desenvolvendo junto às comunidades e com apoio do âmbito acadêmico, diversos projetos que obtiveram sucesso, inclusive nacionalmente, como a reivindicação das creches comunitárias e da luta por moradia. Todas nós do mandato, do movimento de mulheres e do PT lamentamos esta perda”, frisou Marta. O sepultamento está marcado para a tarde deste domingo, no cemitério Bosque da Paz, às 16h45.

Segundo a vereadora, Antonia Garcia foi uma das especialistas que mais defenderam, desde a década de 70 – quando se muda para o Subúrbio a adoção de políticas públicas para o território urbano soteropolitano pensando em gênero, raça e classe.

“Ela foi uma gigante que desenvolveu importante trabalho de combate à exclusão de mulheres negras, por valorização da região e pelo combate à desigualdade. Seu legado estará presente e nos serve de inspiração”, disse a vereadora.

Marta acrescenta, ainda, que Antônia foi uma das primeiras a reivindicar as creches comunitárias, movimento que inspirou todo o Brasil. “Foi responsável pela criação de frentes de luta, de associações, do Centro da Mulher Suburbana (CEMS), caminhando ao lado do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM), por onde ofereceu formação sobre direito das mulheres a outros bairros da FABS, em um período que esta luta vista como audaciosa pela sociedade machista e patriarcal”, afirmou.

Antônia foi candidata pelo PT à deputada estadual, com o tema “Mulher de Raça”, uma campanha marcante, conforme recorda a vereadora do PT. “Muito nos inspirou, pois contou com a adesão de mulheres dos bairros periféricos de Salvador, especialmente de Plataforma”.

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro. As primeiras informações são de...

PRF recupera motocicleta roubada em Jaguarari

Na última quarta (24), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda na BR407, na altura do km 94, quando avistaram uma...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

EXECUÇÃO! “Missinho” é morto a tiros dentro de carro em Santo Amaro

Um homem identificado apenas como "Missinho" morreu ensta sexta-feira (26/04), na comunidade da Ilha do Dendê, em Santo Amaro....

PRF recupera motocicleta roubada em Jaguarari

Na última quarta (24), a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda na BR407, na altura do...

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, aplicou uma pena de suspensão, de 90 dias, ao agente...

SEM CALCINHA? Bailarinas de Leonardo dançam seminuas e internautas relembram polêmica com Anitta

Um show apresentado pelo cantor Leonardo está dando o que falar nas redes sociais. As bailarinas que dançaram a...