Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Hábito ‘inocente’ aumenta risco de diabetes e de demência

Um em cada cinco britânicos admite que só escovam os dentes uma vez por dia – e mais de um quarto confessa que nunca usa o fio dental, revela um novo estudo britânico. A pesquisa que envolveu dois mil adultos apurou que três em cada dez pessoas desleixaram os seus cuidados de higiene oral durante os vários períodos de confinamento – embora, três quartos dos indivíduos estejam confiantes de que voltarão ao normal em breve.

E 36% disseram que a falta de rotina levava a que se esquecessem de escovar os dentes tão regularmente quanto deveriam. Entretanto, 28% afirmaram ter outros problemas de saúde em mente durante a quarentena, pelo que a sua saúde oral não era uma prioridade.

Quase um quarto não visitou um dentista no último ano – e um em cada 20 normalmente não substitui a escova de dentes mais frequentemente do que a cada seis meses. Constatou-se também que 22% passaram mais de três dias sem escovar os dentes.

O médico Alex George, que está a trabalhar com a Colgate Total na campanha #Happyhabits, disse ao The Sun: “a sua boca é uma porta de entrada para sua saúde geral.

“Questões como problemas nas gengivas têm sido associadas com problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e até mesmo demência, e é por isso que é tão importante incluir os cuidados bocais como parte de uma rotina de saúde mais ampla”.

O estudo também apurou que quase três em cada dez respondentes (28%) desconheciam que as condições bocais podem levar a múltiplas complicações de saúde.

Em média, os britânicos afirmam escovar os dentes durante aproximadamente 93 segundos de cada vez – mas um quinto não chega a um minuto.

De acordo com a pesquisa, 82% dos dentistas notaram que a saúde oral dos seus pacientes diminuiu significativamente durante a pandemia.

E todos os dentistas questionados mencionaram terem assistido a um aumento de problemas de saúde oral comuns, incluindo dor de dentes, abscessos dentários, sensibilidade, acumulação excessiva de placa, doença gengival e cáries.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Fundação Jose Silveira

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...