Deslizamento destrói casarão do século XVIII em Ouro Preto e imagens impressionam

Um casarão do século XVIII da Prefeitura de Ouro Preto, em Minas Gerais, foi destruído após um deslizamento de terra na manhã desta quinta-feira (13/01). Além disso, um depósito e outro imóvel também foram atingidos no acidente que aconteceu no Morro da Forca, localizado no centro histórico da cidade.

“Foi um deslizamento de grande proporção. Felizmente os imóveis estavam vazios. O casarão estava fechado justamente por causa do risco”, afirmou o coordenador do órgão, Neri Moutinho.

De acordo com a Guarda Municipal de Ouro Preto, o incidente ocorreu por volta das 9h10 e o prédio, interditado desde 2012, armazenava materiais de tecnologia da informação da administração municipal. A área atingida em frente aos imóveis atingidos já estava isolada.

“Recebi uma ligação por volta das 8h30 de um fiscal de nossas linhas de ônibus e deslocamos uma viatura para lá, avisando à Defesa Civil. Resolvemos isolar a área e antes dos profissionais da Defesa Civil chegar, não deu nem 15 minutos, tudo veio abaixo”, afirma o guarda municipal Dickson Reitmeyer Fernandes. Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ainda há uma instabilidade do talude. “Se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos”. As saídas foram isoladas em 500 metros nos dois sentidos.

De acordo com a Defesa Civil da cidade, o solo estava encharcado em decorrência das chuvas que atinge grande parte de Minas Gerais nos últimos dias. Ouro Preto é um das cidades que estão em situação de emergência. Ao todo, 341 municípios estão na mesma situação.

“Peço as pessoas que não transitem neste local, há movimentação de massa, já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Ourotran e nosso geólogo para fazer a avaliação. Peço as pessoas que tenham paciência, porque o trânsito será liberado depois que for feita uma análise”, disse o coordenador Neri Moutinho.

Últimas Noticias