Colégio estadual em Pirajá inaugura biblioteca modernizada e com acervo de 5 mil livros

Estudantes do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, no bairro de Pirajá, em Salvador, vão ter uma novidade ao iniciar o novo ano letivo. A unidade escolar agora possui uma biblioteca climatizada e equipada, finalizada nesta segunda-feira (24), com novo mobiliário e computadores, além de um acervo de cinco mil livros, entre literários, técnicos e pedagógicos.

O espaço tem como objetivo incentivar o acesso à leitura e democratizar o uso da internet para pesquisas e trabalhos de escola. O local estará disponível para utilização de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino, vespertino e noturno, beneficiando aproximadamente mil estudantes.

Larissa Vitória, 15, que vai cursar, em 2022, o 1º ano do Ensino Médio, comemorou a notícia. “Espero usar a biblioteca como um ambiente para o conhecimento e desenvolvimento, onde os livros serão fontes de informações. A partir das obras disponíveis, vamos intensificar o hábito da leitura, que é uma ferramenta importante para o desenvolvimento da imaginação e criatividade. Vou mergulhar nos livros e tentar despertar em outros colegas a curiosidade de desfrutar a biblioteca e seu acervo”.

O diretor da unidade escolar, Sérgio Nogueira, disse que o espaço fortalece o caminhar pedagógico e favorece o acesso ao conhecimento. “A biblioteca é de suma importância no ambiente escolar. Como sabemos, auxilia os professores a incrementar os projetos pedagógicos, além de facilitar nossos alunos a acessarem literaturas que possam despertar o interesse pelo hábito da leitura e, consequentemente, trará outros benefícios, como refletir sobre a sociedade, interpretar textos, enriquecer o vocabulário e melhorar a escrita”.

A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Alessandra Santana, considera que o espaço é uma vitória para a comunidade escolar. “O Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE) da SEC implantou mais uma biblioteca em sua rede de ensino. O equipamento vem preencher o desejo da comunidade escolar em ter a biblioteca como uma ferramenta de educação, espaço de ensino e aprendizagem, que propõe orientar e estimular a leitura e a pesquisa, no ambiente impresso e virtual. É também um recurso educativo para estimular a cooperação entre professores, bibliotecários e assistentes para aperfeiçoar o potencial dos serviços do espaço”.

Últimas Noticias

Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

O governo federal alterou para cima a previsão da inflação deste ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo...