Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Afro Bankoma é o destaque desta segunda no Laurofolia

Depois de encantar uma multidão de foliões nos circuitos da capital, o Bloco Bankoma celebra os ritos, encantos e sensações no carnaval de Lauro de Freitas. O afro desfila nesta segunda-feira (27), no centro da cidade, apresentando o tema “As cores do arco-íris estão escritas lá no céu”, que será entoado por meio das canções inspiradas por Oxumarê Angorô, energia ancestral que rege o ano, de acordo com a cultura Bantu.

Mais de cinquenta dançarinos virão à frente do trio, abrindo os caminhos para o Bankoma passar. Todo o corpo de baile é formado por adolescentes e jovens da comunidade. Os ensaios acontecem sempre em espaços dentro do Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, no bairro de Portão. No local também são oferecidos cursos de corte e costura para mulheres. Das mãos delas saem às vestimentas que adornarão os “Bankomeiros”.

Filha de santo e participante ativa dentro das ações sociais do terreiro, a monitora infantil Emeli Neves, foi escolhida para ser a rainha do Bankoma neste carnaval. A jovem de 22 anos, que faz parte da comunidade desde os sete anos, não esconde a felicidade em carregar a coroa. “Para mim é uma honra e alegria muito grande. Fui chamada no ano do meu orixá, escolhida por ele, é algo inexplicável”, contou. Emile revela que já sabia que seria a eleita. “Eu tinha essa certeza dentro de mim. A energia era muito forte”, disse.

Identidade visual – Todo legado e simbologia destes 17 anos de Bankoma estão representados nas estampas das vestimentas. O processo de criação é antecedido de vasta pesquisa. “A cada ano nos acrescentamos às fantasias o símbolo do carnaval passado”, explica a coordenadora pedagógica Eliana Santos.

Para as mulheres, vestido e torço, para os homens bata e calça na cor amarelo, característica de Oxumarê. “A fantasia sempre é ligada ao tema do carnaval, tudo é indicado pelas energias”, completa Eliana.

Tradição na cidade, o desfile no Centro é composto ainda pela ala das baianas e dos capoeiristas. A concentração está prevista para as 19h, no terminal de ônibus do Centro em direção a Praça da Matriz. Já em Portão, a festa será na Quarta-feira de Cinzas (1), no “Arrastão do Bankoma”. O bloco percorrerá as principais ruas do bairro em forma de agradecimento pelo empenho coletivo.

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos da economia, recebeu críticas de...

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência por causa das enchentes que...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos...
Fundação Jose Silveira

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos...

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência...

Em cinco minutos, câmeras de Reconhecimento Facial encontram criança autista desaparecida em Itabuna

Bastante emocionado. Desta forma que um pai ficou, após reencontrar a sua filha, uma criança autista de 11 anos,...

Ituberá recebe Caravana dos Povos de Terreiro

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e a Defensoria Pública do...