Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Coluna do Meio: CPI dos convênios; Joaquim de Otto ou Leão?; guerra eleitoral em Serrinha; e pesquisa

1. Você é PSD ou PP? Joaquim Neto, prefeito de Alagoinhas, andou flertando com o time do Bonitão. Já na semana que passou, ele apareceu sorridente em postagens no Instagram com o senador Otto Alencar. De qualquer forma, é bom o presidente do PSD ficar com os dois olhos abertos, pois o Doutor agendou recentemente visitas no PP.

Joaquim e Otto

2. CPI dos convênios: A bancada da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) está analisando a possibilidade de pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a liberação de convênios pelo governo do estado em pleno ano eleitoral. Integrantes do bloco dizem que, somente este ano já foram mais de R$ 244 milhões em convênios com prefeituras, valor que supera e muito o total de anos anteriores. O caso vem sendo chamado de “farra dos convênios” entre oposicionistas, que dizem haver abuso de poder político e econômico do governo ao usar convênios para “seduzir” prefeitos para apoiarem o candidato do PT ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues.

3. CPI dos convênios II: Deputados ainda argumentam que, como estes convênios costumam ser pagos em até um ano, é muito provável que as prefeituras só vejam esse dinheiro em 2023, após o ano eleitoral. Há muitos casos, entretanto, em que o valor só é pago parcialmente. E o pior: o governo, de acordo com oposicionistas, só tem firmado convênios com quem se compromete a apoiar Jerônimo, deixando prefeitos de partidos da oposição à míngua. Isso, dizem, reforça a tese do abuso de poder político e econômico.

4. Rui Costa: “Viva a democracia. O mundo comemora a vitória de Macron na França. Com fé em Deus e a força do povo brasileiro, também iremos derrotar a extrema-direita no Brasil com uma grande vitória do melhor presidente que este país já teve, Lula”.

5. Candidato mais votado do subúrbio de Salvador, o radialista Sullivan Santos (Pode) foi chamado na governadoria e confirmou que apoiará a dupla Bacelar (PV) e Fabíola Mansur (PSB) para deputados federal e estadual, respectivamente. Para governo, a expectativa é que o suplente de vereador apoie o petista Jerônimo Rodrigues.

6. O pré-candidato ao governo ACM Neto apareceu com um chapéu de vaqueiro e largo sorriso no rosto, mostrando que é um nordestino arretado. O clique irritou petistas e bolsominions, que destilaram ataques nas redes sociais.

7. Tunga Bastos, de Iramaia, é mais um prefeito que fechou com ACM Neto. E o PT que se segure, pois ‘Alisson Liderança’ promete levar mais quatro prefeitos para o escritório da Garibaldi essa semana. Tudo isso com as bençãos de Sandro Régis.

8. “Vou ser prefeito em 2024 e ACM Neto terá a maior votação da história de Casa Nova esse ano”, relatou Anísio Viana, que é um dos coordenadores da campanha do líder do União Brasil no norte baiano. No próximo sábado (30/04), Neto e Bonitão chegam ao município.

9. O Avante deve eleger dois deputados estaduais no pleito desse ano e nos bastidores a expectativa é que os mais votados sejam o filho do Pastor Sargento Isídório, Tancredo Isidório, e Patrick, que seria o candidato da primeira-dama Aline Peixoto. Com essas duas potências na disputa interna a chance da vereadora Débora Santana ser suplente é grande e a mesma pode abrir mão do pleito em favor do pai Carlos Ubaldino, que está filiado ao PDT, partido onde é favorito, caso seja candidato.

Debora e Carlos Ubaldino

10. A pesquisa contratada pelo Informe Baiano junto ao instituto Séculus Consultoria e Assessoria será divulgada na próxima quinta-feira (28/04) e vai detalhar o cenário eleitoral na Bahia. Moradores de mais 70 municípios serão consultados sobre governador, senador, presidente e a gestão do governador Rui Costa.

Pesquisa Informe Baiano/Séculus vai detalhar cenário eleitoral na Bahia

11. O “Vereador da Família” Ricardo Almeida não estava de olho no parlamento estadual, mas foi convencido a encarar uma missão partidária e agora é uma das surpresas na disputa. Seu partido, o PSC, deve garantir duas cadeiras. O primeiro colocado, acreditam ‘especialistas’, deverá ser Laerte de Vando. Na luta pela segunda vaga os principais nomes são Ricardo e Cezar Leite. Façam suas apostas.

12. O prefeito Dinha, de Simões Filho, precisa reforçar a sua equipe no distrito de Palmares, pois do jeito que o vereador Orlando de Amadeu está com a sua moral com o povo, não transfere nem 100 votos para os deputados Kátia Oliveira (estadual) e Paulo Azi (federal). Recentemente, a comunidade ficou cinco dias sem água por causa de uma bomba quebrada. Não precisa nem falar que as estradas estão um caos e poda de árvore é artigo de luxo na localidade. Quem avisa amigo é.

13. Eleição ameaçada: Osni Cardoso anda enfrentando dificuldades e o governador Rui Costa já começou a reforçar a campanha do parlamentar. Dizem que o petista também vai ser o candidato a deputado estadual do governo em Amargosa e Coité. Tudo isso ocorre devido ao avanço de Edylene Ferreira, presidente licenciado da União dos Vereadores da Bahia (UVB), na região do Sisal. Para completar, Luciano Simões Filho, candidato a reeleição, também tem atraído importantes lideranças para sua campanha em Serrinha, município que Osni foi prefeito.

14. Dedo do Galego: O PT afastou o marqueteiro Augusto Fonseca da campanha de Lula à Presidência da República e já anunciou que o publicitário baiano Sidônio Palmeira será o responsável pela comunicação da pré-campanha petista. Com isso Lula ganha uma equipe de peso, mas a campanha de Jerônimo Rodrigues ao governo baiano enfraquece consideravelmente. Sidônio foi o responsável pelos programas vitoriosos de Wagner em 2006 e 2010, e de Rui Costa, em 2014.

15. Cláudio Cajado: “A nação está cansada desse papo de polarização. Não existe polarização no Brasil. Não é possível governar sem buscar a conciliação de interesses. Por isso, considero uma perda de tempo gastar tempo e energia em discussões que não levam a lugar nenhum. A minha natureza é dialogar e encontrar soluções para o povo. Este é o meu compromisso com o povo!!!”.

Pesquisa Informe Baiano/Séculus vai detalhar cenário eleitoral na Bahia

Perícia de trios elétricos na Micareta de Feira de Santana 2024 garante segurança e diversão

A Micareta de Feira de Santana está prestes a começar, com o início oficial marcado para quinta-feira (18). Enquanto os foliões aguardam ansiosamente pelos...

JEQUIÉ: Homem é executado dentro da própria casa com tiros na cabeça

A Polícia Civil investiga a morte de um homem identificado como Elnata Silva dos Santos, de 31 anos, na madrugada desta terça-feira (16/04). no...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Perícia de trios elétricos na Micareta de Feira de Santana 2024 garante segurança e diversão

A Micareta de Feira de Santana está prestes a começar, com o início oficial marcado para quinta-feira (18). Enquanto...
Fundação Jose Silveira

Perícia de trios elétricos na Micareta de Feira de Santana 2024 garante segurança e diversão

A Micareta de Feira de Santana está prestes a começar, com o início oficial marcado para quinta-feira (18). Enquanto...

JEQUIÉ: Homem é executado dentro da própria casa com tiros na cabeça

A Polícia Civil investiga a morte de um homem identificado como Elnata Silva dos Santos, de 31 anos, na...

Salvador Avalia aplica primeira avaliação de 2024 para alunos do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) aplicou, nesta quarta-feira (17), a primeira avaliação do Programa Salvador Avalia (Prosa) 2024....

CONTA VAI AUMENTAR! Aneel autoriza reajuste da energia elétrica na Bahia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou um reajuste médio de 1,53% para as tarifas de energia da...