Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Coluna do Meio: a velha política de Marcelo Nilo, o voto feminino e o território do Sisal

Carfanaum: A prefeita Sueli Novaes (PL) disse em março que aumentaria o salário dos professores no mês seguinte, mas não cumpriu a promessa e ainda por cima enviou para a Câmara Municipal um Projeto de Lei que “acaba com a carreira dos professores”, segundo relata representantes dos servidores municipais. O acordo seria o reajuste do salário dos profissionais de Educação em 33,34% e segue o que determina a Lei Federal 11.738. A categoria, é claro, está revoltada: “escandaloso projeto que tem como objetivo tirar diversas vantagens dos professores, a exemplo da AC (Atividade Complementar) e a Regência de Classe”.

E esse trio parada dura?

954AAB14 F557 4EAE AA11 44B7EE68275C

Três policiais mortos em menos de 24h no bairro de Cajazeiras, na capital, esse final de semana. A região, que tem mais de 500 mil habitantes, conta apenas com três viaturas da companhia que patrulha a área e há meses é palco de uma guerra entre traficantes. Os homicídios escancaram a incompetência, o descaso e a falta de gestão do governo na área da segurança pública.

Território do Sisal ou região sisaleira: São 20 municípios e cerca de 800 mil habitantes. Pelo menos 12 prefeitos deverão apoiar o pré-candidato governista Jerônimo Rodrigues (PT), outros 5 o oposicionista ACM Neto (UB) e um João Roma (PL). Há também pelo menos dois gestores “aguardando” o desenrolar da campanha. Teoricamente, o cenário é mais favorável ao PT. Daí a importância da vice-governadora ou vice-governador ser dessa região.

Pulou: O prefeito de Santaluz, Dr. Arismário, que é ligado a Marcinho Oliveira, anunciou que apoiará o pré-candidato Jerônimo Rodrigues ao governo. A decisão do gestor surpreendeu e muito os bastidores, apesar das investidas pesadas do governador não serem nenhuma novidade.

‘Galega de Serrinha’: A possível escolha de Edylene Ferreira para vice-governadora representa matar dois coelhos com uma cajadada só. Além de ser uma das mulheres que mais grega votos atualmente, pois todos os vereadores a conhecem, é da região do Sisal, que seria até então um reduto petista.

‘Galega de Serrinha II’: O nome da ex-presidente da Câmara de Serrinha em uma eventual vice de Neto deixou a empresária Eleusa Coronel, esposa do senador Angelo Coronel, mega feliz. Eleusa coordenou um dos projetos mais bem sucedidos da Bahia na área social nos últimos anos, a Assembléia de Carinho. Caso Edylene seja realmente a vice vai ficar mais difícil ainda para a família Coronel votar em Jerônimo/Geraldo Júnior. Mas Otto Alencar senador ela não abre mão. Que problema para o senador apaixonado!

‘Galega de Serrinha III’: Em discurso esse final de semana na região do Sisal, os pré-candidatos ACM Neto (União) e Cacá Leão (PP), governador e senador, respectivamente, chamaram a vaqueira do Republicanos de pré-candidata, mas não especificaram o cargo. É mais um sinal que a presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB) tem chances reais de ser escolhida como vice-governadora.

PDT gostou: Integrantes do time de Ciro Gomes e Félix Júnior receberam a notícia sobre a possibilidade divulgada pelo Informe Baiano em primeira mão como algo positivo, já que é “extremamente necessário discutir o voto feminino e os projetos para as mulheres”.

Velha política: Marcelo Nilo, caso seja escolhido para vice-governador, representa uma contradição para ACM Neto, que sempre pregou a renovação na política. O ex-presidente da Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa) por 10 anos, inclusive, para conseguir a tão desejada vaga de vice-governador utilizou a seguinte estratégia. Ele dividiu seus votos com os deputados federais e com isso, força esse grupo de parlamentares a pressionar Neto.

Encontrão: A equipe de campanha da chapa majoritária do União Brasil/PP/Republicanos estuda dividir em breve as equipes. Com isso, Neto, Cacá e a provável vice-governadora Edylene seguiriam cada um para um território, onde deverão realizar diversas reuniões. Logo depois, fazem um ‘encontrão’ com a presença dos três pré-candidatos. A ideia, com isso, é dar a volta na Bahia pelo menos duas vezes. “Isso é possível porque todos da chapa de Neto, incluindo a vice ou o vice, conhecem os 417 municípios. Ao contrário do PT, que só quem tem voto é Otto”, relatou um integrante do UB.

Fã número 1: Átila do Congo virou um grande admirador do arquiteto da favela, Sandro Bahiense. Antes, ele vivia tramando e falando mal do ex-fuzileiro, mas agora tudo mudou. Inclusive, o político do Uber curte todas as postagens de Bahiense.

Ministro diz que governo Lula vai continuar trabalhando em parceria com Salvador

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), disse nesta quinta-feira (25) que o governo federal do presidente Lula (PT) vai continuar trabalhando em parceria...

PRF apreende 10 kg de cocaína em Paulo Afonso

Na manhã de hoje, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de drogas em Paulo Afonso. Durante as fiscalizações, os agentes encontraram 10...

Ministro diz que governo Lula vai continuar trabalhando em parceria com Salvador

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), disse nesta quinta-feira (25) que o governo federal do presidente Lula (PT)...

Ministro diz que governo Lula vai continuar trabalhando em parceria com Salvador

O ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), disse nesta quinta-feira (25) que o governo federal do presidente Lula (PT)...

PRF apreende 10 kg de cocaína em Paulo Afonso

Na manhã de hoje, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão de drogas em Paulo Afonso. Durante as...

Para reduzir desemprego, Kátia Oliveira sugere ao governo programa para oferecer cursos de empreendedorismo a jovens

A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) solicitou ao Governo do Estado a implantação de um programa que ofereça...

Brasil tem quase 4 milhões de casos prováveis de dengue

O Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza nesta quinta-feira (25) 3.852.901 casos prováveis de dengue...