Unidade de AVC do HGRS celebra 10 anos de funcionamento com quase 1,3 mil trombólises realizadas

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos (UAVC-HGRS) completou, neste mês de maio, 10 anos de funcionamento, posicionada entre as principais unidades de AVC do Brasil. Para marcar a data, foi realizado nesta semana um seminário para exposição dos principais resultados da UAVC no período.

Pioneira no Norte e Nordeste em terapia trombolítica, a unidade apresenta resultados expressivos que a colocam entre as mais produtivas do país, com cerca de 1.300 trombólises realizadas e quase 10 mil pacientes atendidos. A trombólise é uma das estratégias mais eficazes para dissolver coágulos nos vasos do cérebro, durante o tratamento do AVC isquêmico, que corresponde a mais de 70% das ocorrências.

“O AVC isquêmico é uma oclusão do vaso, e a trombólise visa justamente a desobstrução. Óbvio que o tratamento não se restringe a isso. Existem outras medidas, mas essa é a que tem melhores evidências científicas. Nossos números mostram que, aproximadamente, 2/3 dos pacientes que são submetidos à trombólise têm uma melhora objetiva nas primeiras 24 horas”, explica o neurologista Pedro Pereira, coordenador da UAVC-HGRS.

Além do tratamento na fase aguda, o HGRS oferece ainda atendimento ambulatorial pós-alta. “Aqui foi criado um ambulatório específico para acompanhar os pacientes que tiveram AVC e tem sido bastante exitoso, no sentido de evitar que haja uma recorrência, além de reabilitar os pacientes”, afirma Pereira.

O Acidente Vascular Cerebral é a segunda principal causa de morte no mundo. Estão mais propensas pessoas com hipertensão, diabetes, fumantes, consumidoras de bebidas alcoólicas, sedentárias e obesas. Estes fatores aliados a sintomas como fala embolada, boca torta, diminuição da força, cefaleia intensa e déficit visual e de equilíbrio devem ser rapidamente informados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Últimas Noticias

Vitória ganha do Figueirense e se afasta do Z-4 da Série C

O Rubro-negro baiano voltou a ganhar na Série C do Campeonato Brasileiro e encerrou um jejum de quatro jogos,...