Crescem em todo país os casos de síndrome respiratória aguda grave

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está crescendo, tanto nas tendências de longo prazo – últimas seis semanas – quanto de curto prazo – últimas três semanas. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (6) no Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os sinais de crescimento aparecem em mais estados das regiões Norte e Nordeste, tendência que se iniciou mais tarde em relação aos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Em contrapartida, alguns estados do Sudeste e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo) mantêm sinais de possível interrupção no aumento do número de casos, com formação de platô no mês de junho.

“Essa situação ainda está sem sinais claros de inversão para queda. No Paraná e no Rio Grande do Sul, por exemplo, observa-se tendência de retomada do crescimento em crianças, indicando que o cenário ainda é instável e exige cautela”, explicou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Dados referentes aos resultados laboratoriais por faixa etária seguem apontando para amplo predomínio do vírus Sars-CoV-2 (Covid-19), especialmente na população adulta. Nas crianças até 4 anos de idade, o aumento no número de casos de SRAG foi marcado por crescimento nos casos positivos para vírus sincicial respiratório (VSR) e leve subida nos casos de rinovírus e metapneumovírus. Nesse grupo, a presença de Sars-CoV-2 superou o volume de casos associados ao VSR nas últimas quatro semanas.

Embora não se destaque no dado nacional, o vírus influenza A (gripe) mantém sinal de crescimento em diversas faixas etárias no Rio Grande do Sul.

A análise indica que 20 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) até a SE 26: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

QUARTO MUNICÍPIO QUE MAIS CHUVEU: Del lidera ações de emergência nas ruas de Simões Filho

Com quase 200 milímetros de chuva acumulados em apenas 48 horas, Simões Filho foi o 4º município da Bahia que mais recebeu volume de...

Alto nível de alfabetização facilita tarefas no mundo digital

Pessoas com níveis mais altos de compreensão de leitura e escrita têm menos dificuldade para realizar tarefas no ambiente digital, como comprar um par...

QUARTO MUNICÍPIO QUE MAIS CHUVEU: Del lidera ações de emergência nas ruas de Simões Filho

Com quase 200 milímetros de chuva acumulados em apenas 48 horas, Simões Filho foi o 4º município da Bahia...
Fundação Jose Silveira

QUARTO MUNICÍPIO QUE MAIS CHUVEU: Del lidera ações de emergência nas ruas de Simões Filho

Com quase 200 milímetros de chuva acumulados em apenas 48 horas, Simões Filho foi o 4º município da Bahia...

Alto nível de alfabetização facilita tarefas no mundo digital

Pessoas com níveis mais altos de compreensão de leitura e escrita têm menos dificuldade para realizar tarefas no ambiente...

WhatsApp para de funcionar em iPhones com sistema antigo a partir desta segunda (05)

Usuários de modelos antigos da Apple perderam o acesso ao WhatsApp nesta segunda-feira (05/05). A medida vale para aparelhos...

GOLPES DE FACA: Suspeito é preso em flagrante por tentativa de feminicídio contra companheira em Conceição do Almeida

Um homem que não teve a identidade divulgada foi preso em flagrante na noite deste domingo (04/05), por tentativa...