Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Soldado da PM se passava como médico em hospital cearense e recebe voz de prisão de prefeita

Um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), identificado como Khlisto Sanderson Ibiapino de Albuquerque, 34 anos, foi preso em flagrante no hospital municipal de Paraipaba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na noite deste sábado (17/07).

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) instaurou um procedimento disciplinar para apurar a conduta do militar. No depoimento, o homem alega que estaria licenciado das atividades militares há mais de um ano. O afastamento, contudo, não o exime de eventuais punições disciplinares. 

Em nota, a Polícia Militar do Ceará informou que Khlisto “encontra-se afastado das suas atividades por meio de licença para tratamento de saúde”. A corporação também disse que está produzindo um relatório funcional sobre o militar para subsidiar o procedimento disciplinar instaurado pela CGD. 

Na audiência de custódia, realizada neste domingo (17/07), o Poder Judiciário revogou a prisão em flagrante e concedeu liberdade provisória ao militar. Durante a oitiva, o suspeito alegou que teria cursado medicina no Paraguai, mas admitiu que não fez a prova do ‘revalida’, requisito indispensável para o exercício da medicina no Brasil por profissionais formados no exterior.

Mesmo com a confissão da ilegalidade, a Justiça considerou que a prisão seria uma punição excessiva diante do histórico de conduta do militar. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também concordou com a concessão da liberdade.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), o caso seguirá sendo investigado pela Delegacia Municipal de Paraipaba. Khlisto foi preso enquanto realizava atendimentos no Hospital do município. O caso foi denunciado pela própria prefeita da cidade, Ariana Aquino, que recebeu informações anônimas sobre a suposta falsificação do registro profissional apresentado pelo homem. Ela, então, comunicou a situação à Delegacia Metropolitana de Caucaia, também na Região Metropolitana de Fortaleza.

Antes da chegada dos policiais, Ariana Aquino foi à unidade de saúde acompanhada por guardas municipais e deu voz de prisão ao suspeito. Em seguida, já com a presença da Polícia Civil, o homem foi algemado, colocado em uma viatura e levado para a Delegacia.

O Código Processual Penal (CPP) do Brasil prevê que qualquer cidadão brasileiro pode dar voz de prisão a alguém que esteja flagrantemente cometendo algum tipo de ilegalidade. O ato pode ocorrer mesmo sem a presença da autoridade policial.

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos da economia, recebeu críticas de...

Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

O governo do Rio Grande do Sul informou, nesta quarta-feira (8), que cinco barragens estão em situação de emergência por causa das enchentes que...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Políticos e entidades criticam corte de 0,25 ponto da Selic

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,25 ponto percentual a Taxa Selic, juros básicos...
Fundação Jose Silveira

SANTA MÔNICA: Criminosos invadem casa e executam adolescente de 15 anos

Uma adolescente foi assassinada a tiros na madrugada desta sexta-feira (10/05), na Rua Dr. Aristides de Oliveira, no bairro...

Correios já entregaram mais de 1 mil toneladas de doações no Rio Grande do Sul

Os Correios já arrecadaram 1,5 mil toneladas de donativos para distribuição à população do Rio Grande do Sul e...

CAFARNAUM: Caixas eletrônicos de banco explodidos e sede do pelotão da PM atacada

Os caixas eletrônicos de uma agência bancária no centro de Cafarnaum, no norte da Bahia, foram explodidos na madrugada...

JUAZEIRO: Suzana Ramos reúne pré-candidatos para orientações jurídicas

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, 154 pré-candidatos a vereadores dos partidos Social Democracia Brasileira (PSDB); Partido...