Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Parceria vai ampliar arrecadação de produtos têxteis para reuso em Salvador

Uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e a Humana Brasil, por meio do projeto Repense Reuse, possibilitou a arrecadação de mais de duas toneladas de roupas, calçados, acessórios e roupas de cama, doadas por soteropolitanos nos pontos de coleta dos Parques da Cidade, dos Ventos e dos Dinossauros, em 2021. Diante do sucesso, a iniciativa deverá ser ampliada na capital baiana, com previsão de instalar 130 postos de coleta em Salvador.

A ação foi discutida em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), com a participação da secretária da Secis, Marcelle Moraes, e de representantes da Humana Brasil. Nos postos, os cidadãos poderão doar roupas, calçados, acessórios e roupas de cama em locais como escolas municipais, Prefeituras-Bairro, parques, supermercados, atacadões, mercados, shoppings, condomínios, centros universitários, farmácias e praças.

“Além de promover a moda circular e contribuir no prolongamento do uso do têxtil, reduzir emissões de carbono (CO²), gerar emprego verde e apoiar projetos sociais, a iniciativa impulsiona a população a colaborar com ações sustentáveis que se revertem em melhoria da qualidade de vida de todos”, declarou a titular da Secis.

Conceito – O Repense Reuse é um projeto inovador de Sustentabilidade e Desenvolvimento Social da Humana Brasil, que trabalha a tríade ambiental, social e econômica. Este modelo já é popular na Europa, América do Norte e África, sendo Salvador a primeira cidade do Brasil a receber a iniciativa. A ação contribui no prolongamento do uso do têxtil, na redução das emissões de carbono (CO²) e na geração de emprego verde.

Os materiais doados passam por uma curadoria e são destinados à revenda ou reciclagem. Nesse processo de gestão do têxtil, a cada 50 kg de peças doadas, evita-se a emissão de 180 kg de gás carbônico, o gasto de 300 mil litros de água, o uso de 15kg de inseticidas e o uso de 30 kg de fertilizantes.

Prefeitura Porto Seguro
Prefeitura Municipal de Savaldor

Vigilância Sanitária capacita comerciantes de Salvador para comércio de alimentos típicos da Semana Santa

Com o objetivo de fortalecer a cultura da prevenção em saúde, sobretudo na época dos festejos da Semana Santa...