Governo do Estado da Bahia

Perda de memória ou demência? Sete indicadores precoces

O diagnóstico precoce, aliado a um estilo de vida saudável, é meio caminho andado para evitar o desenvolvimento ou a evolução de diversas doenças. E as patologias neurodegenerativas não são exceção.

Com isso em mente, o especialista Luca Rado partilhou sete sinais precoces de demência a que deve estar muito atento. Confira:

1- Perda de memórias recentes;

2- Mudanças de humor e de personalidade repentinas;

3- Perda de iniciativa e de interesses;

4- Discernimento fraco ou diminuído;

5- Tomada de decisões precipitadas e incomuns na pessoa em questão;

6- Desorientação espacial;

7- Dificuldade na comunicação oral.

Demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Viviane Araújo curte dias de descanso na Bahia ao lado da família

Aproveitando alguns dias de descanso na Bahia, a atriz Viviane Araújo compartilhou em suas redes sociais fotos ao lado...