Prefeitura Municipal de Savaldor

Prefeitura apresenta Verão Salvador 2022/2023 ao mercado nacional durante evento em São Paulo

Foto: Betto Jr./Secom

O melhor verão do mundo voltou e, para mostrar um pouco do que faz a primeira capital do Brasil ser um lugar especial, a Prefeitura de Salvador, em uma parceria com a revista Quem, realizou evento voltado para o mercado nacional na noite desta sexta-feira (18), no Tokio Marine Hall, em São Paulo. A ação, que teve como principal objetivo consolidar a capital baiana como primeiro destino turístico do verão brasileiro, contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo (Secult), Andréa Mendonça, e do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, além de outros gestores municipais, representantes do trade turístico, publicitários, empresários, investidores de negócios, autoridades, artistas, celebridades e imprensa.

O prefeito destacou que o melhor verão do Brasil está de volta. “A expectativa é muito grande do nosso povo em receber milhares de visitantes de todos os cantos, que vão ver uma nova cidade, muito mais bonita e bem cuidada, com a orla e os pontos turísticos requalificados, com o patrimônio histórico e cultural recuperado, equipamentos como o novo aeroporto e o novo Centro de Convenções, que encanta a todos pela sua capacidade e pelo jeito próprio de ser. Queremos convidar aos brasileiros para irem às nossas festas, como os cinco dias de Virada Salvador e os dez dias de Carnaval, que volta com toda a força em 2023. Com certeza, a chegada de todos será motivo de muita alegria”, declarou Bruno Reis.

A capital do verão contará com um canal único, por meio do qual será possível a conexão com toda a experiência que o turista e o próprio soteropolitano possam ter em Salvador. O site www.salvadordabahia.com é uma plataforma em que podem ser encontrados roteiros gastronômicos, de lazer, cultura, música, agenda de shows e eventos, história e curiosidades sobre a cidade. Um lugar onde será possível se planejar e organizar as melhores experiências em Salvador – a estimativa é de que a capital baiana tenha cerca de mil eventos apenas na alta estação.

O chefe do Executivo soteropolitano destacou ainda pontos que tornam a cidade uma referência para o turismo nacional, como, por exemplo, o fato de a capital ter a maior baía navegável do Brasil e a maior orla atlântica do país, uma rica gastronomia, infraestrutura hoteleira, aeroporto moderno, novo centro de convenções, museus e espaços culturais modernos e inovadores. Em uma estimativa para o verão, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) acredita que o crescimento de visitantes poderá chegar até 10% ao mês, entre dezembro de 2022 e março de 2023, no cenário mais otimista. Esta projeção indica que cerca de 3,4 milhões de turistas devem visitar Salvador durante o próximo verão, sendo superior em relação ao mesmo período do ano passado em, aproximadamente, 16%.

Outros dois temas são essenciais para o fortalecimento de Salvador em suas maiores referências culturais. O primeiro é o fato de que a capital da Bahia mantém, por seis anos consecutivos, o título de Cidade da Música, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Neste sentido, Salvador conta com uma série de ações que tornam a experiência na capital baiana uma certeza de encontro com a musicalidade de forma muito especial, seja em shows, eventos ou mesmo em equipamentos culturais, como a Cidade da Música da Bahia, voltada para a história da produção musical no estado, e a Casa do Carnaval da Bahia, primeira estrutura com acervo voltado especificamente para uma das maiores festas populares de rua do planeta.

Outra iniciativa é o movimento Salvador Capital Afro, uma ação articulada para fortalecer a cultura afro e desenvolver o afroturismo, posicionando a cidade como destino destaque no segmento. Para isso, estão sendo realizadas capacitações, mentorias e até mesmo rodadas de negócios em segmentos como a gastronomia, artesanato, hospitalidade e turismo. O melhor verão do mundo também tem a maior festa de rua do planeta, o maior réveillon gratuito do Brasil e as mais lindas festas populares do país.

Festival Virada Salvador – A contagem regressiva para a maior festa de rua de Réveillon do país já começou. O Festival Virada Salvador é o único do mundo a contar com cinco dias de festa com shows de fogos todos os dias, entre 28 de dezembro e 1º de janeiro. Ao todo, o evento contará com cerca de 100 horas de música e deverá ter a participação de dois milhões de pessoas na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, orla da capital. Além dos shows musicais e pirotécnicos, o Virada Salvador contará com um espaço especial de lazer com Skate Mania, Roda Gigante, Game e até mesmo “Divertilândia”, que reunirá tirolesa, rapel e carrossel. Outros atrativos são a Vila Gastronômica e a Feira Criativa.

A festa será comandada por grandes nomes da música baiana e também de referências nacionais em diferentes estilos musicais. No dia 28 de dezembro, quem sobe ao palco principal é o bloco afro Ilê Aiyê, os cantores Bell Marques e Nattan, o grupo É o Tchan, a cantora Ivete Sangalo e um dos expoentes do gênero piseiro, Tarcísio do Acordeon. Já no dia 29 os shows serão do DJ Alok, do sertanejo Gusttavo Lima, do axé da dupla Rafa e Pippo, o forró de Xand Avião, o pagode do Parangolé e a sofrência de Simone Mendes, em carreira solo. Para o dia 30, a programação conta com a animação de Durval Lélys, da dupla Jorge & Mateus, da batida percussiva do Psirico, e do forró-piseiro-sertanejo dos cantores Mari Fernandez, Vítor Fernandes e Thiago Brava.

A virada no dia 31 será comandada pela cantora Cláudia Leitte e o dia ainda conta com Lincoln, Léo Santana, Wesley Safadão, João Gomes, Zé Vaqueiro e Thiago Aquino. Para encerrar a maratona, no dia 1º, o clima da Bahia domina o palco com os shows de Daniela Mercury, Saulo, Olodum, Timbalada, Danniel Vieira e La Fúria.

A novidade da edição deste ano do Virada Salvador é a presença de um segundo palco, denominado Brisa, que levará aos soteropolitanos e turistas o frescor da nova música baiana. Entre os nomes já confirmados estão Afrocidade, Melly, Nêssa, Gibi e Sistema Pagotrap, em um total de 40 shows durante os cinco dias de festa.

*Carnaval e festas populares* – O prefeito também confirmou a realização das festas populares com público presencial, a exemplo da Lavagem do Bonfim e de Iemanjá, que voltam com tudo em 2023. Para a folia de Momo mais aguardada do país, dois eventos de pré-Carnaval vão acontecer nos dias 11 e 12 de fevereiro. Chamados de Fuzuê e Furdunço, os projetos acontecem à tarde, respectivamente no sábado e domingo que antecedem a abertura oficial da festa, levando uma multidão de foliões fantasiados e famílias inteiras para o circuito Ondina-Barra. Na última edição, em 2019, os eventos contaram com a participação de 100 atrações.

Na terça-feira que antecede o Carnaval acontece o Pipoco, quando o cantor Léo Santana leva o folião pipoca novamente para as ruas da Barra em um show incrível sobre o trio elétrico. Os dias oficiais do Carnaval de Salvador são de 15 a 21 de fevereiro e prometem ser os mais grandiosos da história. A atração de abertura já foi confirmada: será a cantora Ivete Sangalo, que vai arrastar o público pipoca.

Salvador em São Paulo – Durante o evento, a Cidade da Música levou os ritmos produzidos na Bahia para a capital paulista. Como uma prévia do que o público encontrará na cidade na alta estação, o lançamento do Verão Salvador 2022/2023 contou com o show da musa Ivete Sangalo, que, além de agitar o espaço, reuniu as participações dos cantores Saulo, Léo Santana e Àttooxxá. Ao final, os convidados foram animados pelo som da música eletrônica de Telefunksoul.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

MP requer suspensão do alvará de funcionamento de cemitério em Serrinha em razão de danos ambientais

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Município de Serrinha e o cemitério Paraíso Celestial requerendo,...