Prefeitura Municipal de Savaldor

CASACOR Bahia beneficente acontece na Casa de Saúde Solange Fraga

 
A CASACOR Bahia deste ano, além de acontecer no Horto Florestal, ganhou uma segunda edição no bairro da Saúde, com um propósito histórico e beneficente, em um imóvel tombado, onde funciona a Casa de Saúde Solange Fraga – instituição fundada pela homenageada, falecida em 2011, que teve grande parte de sua vida dedicada às causas sociais. Atualmente a organização é administrada pela Santa Casa da Bahia e se dedica a acolher crianças e adolescentes residentes em cidades do interior do estado em tratamento contra câncer e cardiopatias no Hospital Santa Izabel.
 
Integram o elenco desta unidade: Celeste Leão (Parque, Brinquedoteca, Banheiros, Sala de Danças e Sala de Jogos); Camila Maia (Sala de Aula, Sala Multifuncional e Sala de Atendimento); Caio Bandeira e Tiago Martins (04 Quartos e 02 Suítes); Dolores Landeiro (Sala de TV, Sala de Refeições, Cozinha e Área de Serviço); Joilson Barbosa, Paula e Tânia Facchinetti (Paisagismo); e Natália Coelho (Administração).
 
Cada profissional ficou responsável por ambientes da casa, que recebeu a reforma e toda a transformação dos ambientes como doação, bem como todo o mobiliário e modulados utilizados. A Casa de Saúde Solange Fraga é um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem como objetivo acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Com a proposta de criar espaços que tirassem dos usuários a sensação de estar em um local de tratamento, e aliando isso ao conforto e aconchego, foram desenvolvidos ambientes delicados e afetivos, explica Tiago Martins. “Optamos por uma paleta de cores neutras, combinadas com a arte presente nos quadros com desenhos e pinturas desenvolvidos a mão livre, como também fotografias que promovem conexão com a natureza”. Os desenhos são feitos por Gabriela Magno e Fábio Nascimento e as fotografias são de autoria de Paulo Roberto Coelho. As principais cores escolhidas para o projeto, com tons neutros e suaves, foram Areia Molhada e Branco Minimalista, utilizadas na parede e no forro.
 
Um dos principais ambientes recriados por Camila Maia foi a Sala Multifuncional, um espaço lúdico para descontrair e proporcionar atividades para as crianças que estão em tratamento na Casa de Saúde. Com essa proposta, duas paredes e uma parte do teto recebem o grafismo da artista plástica e muralista Miu Monteiro (@miumonteiro). “São imagens coloridas de flores, gatinhos e passarinhos. Criamos um universo alegre e colorido para as crianças mergulharem e esquecerem o tratamento. Também têm duas mesas orgânicas e uma estante da Romanzza, que serve de apoio para guardar lápis de cor, cadernos, tecidos e brinquedos”, explica Camila.
 
“Eu milito na área de arquitetura em todos os segmentos, sobretudo na arquitetura de interiores, há mais de 40 anos, e sempre participei de eventos de exposição de trabalhos. Dessa vez, abracei a causa da CASACOR Beneficente porque solidariedade e generosidade são palavras que habitam minha alma, principalmente neste momento que nos pede acolhimento e sensibilidade. Acolhi pela seriedade do empreendimento, pelo trabalho de Carlos Amorim na CASACOR Bahia e pelo grupo da Santa Casa que mantém a casa de acolhimento Solange Fraga. Também convidei artistas plásticos
renomados para somar e, com certeza, entregaremos às crianças um belo resultado”, disse Celeste Leão, responsável por recriar toda a área lúdica da casa.
 
“Todo mobiliário utilizado nesta casa é funcional e em seguida será doado para o local. O projeto é resultado de uma parceria nossa, que já vem sendo estudado desde o ano passado, com a renomada médica Drª Clarissa Mathias, que integra o Núcleo de Oncologia da Santa Casa. Benemerência e patrimônio são nossos motes neste projeto”, disse Carlos Amorim, diretor da CASACOR Bahia.
 
Serviço:
 CASACOR Bahia Beneficente – Casa de Saúde Solange Fraga (Rua Jogo do Carneiro, 410, Saúde – Salvador)
Funcionamento: Quarta a domingo, das 14h às 19h.
Ingresso promocional: R$10 
https://casacorbahia.bynti.com/#/ticket 
Mais informações: @casacor_bahia

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Vitória domina Atlético de Alagoinhas e alcança vice-liderança no Campeonato Baiano

Neste domingo (25/02), no Barradão, o Vitória conquistou um importante triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas por 3 a...