Prefeitura Municipal de Savaldor

Coronel Xavier Filho é agraciado com Comenda 2 de Julho

Em sessão especial realizada na manhã desta quinta-feira (1º), a Assembleia Legislativa concedeu a Comenda 2 de Julho ao comandante de Operações da Polícia Militar da Bahia, coronel Manoel Xavier de Souza Filho, pelos serviços prestados à sociedade. A homenagem, feita no Plenário Orlando Spínola, teve como proponentes o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), conjuntamente com o também deputado Diego Coronel (PSD).

Durante o discurso na tribuna de honra, Diego Coronel destacou a história do oficial. Conforme enfatizou o parlamentar, o homenageado, com muito empenho e seriedade, contribui efetivamente para o funcionamento da instituição Polícia Militar da Bahia.

“Quem convive com o coronel Xavier sabe que ele é um militar dedicado, fraterno. Conhece as qualidades profissionais dele e o seu brilhantismo de fazer parte da nossa gloriosa Polícia Militar e de servir ao Estado da Bahia. A Polícia Militar deu ao coronel Xavier a régua e o compasso, mas ela só veio confirmar a honestidade e a retidão deste nosso grande oficial”, afirmou.

4a7b3158 5334 40d3 bb8b 86c363c5898f

Segundo o comandante da PMBA, coronel Paulo Coutinho, a comenda entregue ao coronel Xavier homenageia não apenas o oficial, mas também os 29.753 policiais militares da Bahia. Para Coutinho, a homenagem do Parlamento estadual representa um momento distinto para a corporação.

“Neste instante, toda a corporação se sente homenageada. O coronel Xavier é um profissional zeloso, sério, responsável, e que tem uma carreira ilibada. Mas além disso, na condição de comandante-geral da instituição, eu posso dizer que ele é um grande homem, que tem realizado na parte operacional da corporação um hercúleo trabalho no último ano. Nossos indicativos melhoraram muito”, destacou o coronel.

Além dos já citados, participaram do evento o secretário da Segurança Pública (SSP-BA), Ricardo Mandarino, como representante do governador Rui Costa; a procuradora Maria do Carmo Freaza Garcia, que no ato representou o procurador-geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno; o subcomandante geral da PM, coronel Machado; coordenadora do Núcleo do Júri, promotora de Justiça, Isabel Adelaide de Andrade Moura, que representou o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA); chefe da Casa Militar do governador, coronel PM Maurício Costa, que no ato representou o governador do Estado; o coronel Antônio Júlio Nascimento, que representou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Adson Marchesini; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) Roberto Frank; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Marcus Paraíso; o assistente militar, coronel PM, Paulo Guimarães, que no ato representou o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Plínio Carneiro; e o chefe da Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas, tenente-coronel, Marco Antônio Pires, que representou o comandante da 6ª Região Militar, general de Divisão, Marcelo Arantes Guedon.

BIOGRAFIA

Filho de Genilda Santos de Souza e Manoel Xavier de Souza, e pai de Maria Júlia e Manoel Xavier Neto, Manoel Xavier de Souza Filho nasceu em Salvador no dia 14 de outubro de 1965. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Salvador, em 1993, é também graduado em Finanças Públicas pela Polícia Militar. Possui especialização em Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar do Ceará, em 2003. É também especializado em Feito investigatório pela Polícia Militar da Bahia. Também fez especialização em Direito do Estado na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ao longo da carreira na PMBA, exerceu diversas funções de comando, entre elas a de comandante do 11º Batalhão de Polícia, em Itaberaba; comandante da 22ª Companhia Independente da PM, em Simões Filho; comandante da 13ª Companhia Independente da PM (CIPM), em Salvador; além de ter sido chefe da equipe pessoal de segurança do governador; coordenador de Recursos Humanos e diretor de Transportes da Casa Militar do Governo do Estado da Bahia; e chefe da Assistência Militar da Assembleia Legislativa.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

MP requer suspensão do alvará de funcionamento de cemitério em Serrinha em razão de danos ambientais

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o Município de Serrinha e o cemitério Paraíso Celestial requerendo,...