Governo do Estado da Bahia

Moradores de Paripe, em Salvador, recebem ação do Saúde Mais Perto neste final de semana

O bairro de Paripe recebe nesta sexta-feira (27) a primeira edição de 2023 do projeto Saúde Mais Perto. A ação do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), promove atendimentos nas áreas de oftalmologia, mastologia, ginecologia e nutrição. Os serviços estão disponíveis até este domingo (29), a partir das 8h, em uma estrutura montada no Colégio Almirante Barroso, na Rua Almirante Tamandaré, no subúrbio de Salvador.

O subsecretário da Saúde, Paulo Barbosa, destacou que neste ano as feiras da saúde terão um papel importante em acelerar atendimentos de média complexidade represados pela pandemia da Covid-19 e que faz parte do projeto do governo priorizar a saúde preventiva e facilitar o acesso da população a tratamentos continuados.

“Nós temos uma estratégia de não só identificar as pessoas que precisam fazer cirurgia de catarata, mas também agendar os procedimentos cirúrgicos. Nós não fazemos apenas rastreamento do câncer de mama pela mamografia, mas nos comprometemos também em fazer exames complementares, caso sejam necessários, como ultrassonografia mamária, biópsia de mama para confirmação eventual de um câncer de mama. Também encaminhamos essas pessoas à cirurgia”, frisou.

Nos consultórios móveis instalados são realizados exames para rastreamento de catarata e encaminhamento para a cirurgia através da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a saúde preventiva, são oferecidos exames de mamografia para mulheres de 40 a 69 anos e atendimento ginecológico. Além de consultas com nutricionistas. Para acessar os serviços, basta apresentar cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. Para realização de ultrassonografia de mama, abdômen, transvaginal, e eletrocardiograma (ECG) é necessária a apresentação de requisição médica.

O vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, e a primeira dama, Tatiana Velloso, também visitaram as instalações do Saúde Mais Perto. Geraldo Júnior destacou que a saúde pública de qualidade é prioridade da gestão estadual. “Nós sabemos que a saúde é o ponto focal para que a gente possa continuar transformando a vida das pessoas e fazendo com que a sociedade possa entender que também com a prevenção a gente pode alcançar os patamares de excelência no cuidado à saúde”, declarou.

Acesso universal

Para a primeira dama, Tatiana Velloso, o trabalho itinerante na saúde faz parte de um movimento de aproximação da sociedade. “Especialmente no momento que a gente ainda enfrenta a pandemia da Covid-19. Nós tivemos um represamento de ações, mas também da necessidade do pacto federativo, do cumprimento dos deveres do município e agora também uma retomada do governo federal com o Ministério da Saúde, junto com a nossa Secretaria Estadual de Saúde, para que a gente possa, de fato, garantir esse direito, que é um direito universal da saúde”, explicou.

Morador de Paripe, seu Roberto dos Santos Coelho, 60 anos, compareceu cedo à estrutura montada pela organização do Saúde Mais Perto para garantir o seu atendimento. “Minha irmã me contou que ia ter essa feira aqui e aí eu vim fazer o exames de rotina. Eu já tenho histórico, eu já tive um AVC e vim fazer o check up. Estou na fila para fazer o eletrocardiograma e um ultrassom da tireóide e abdômen total”. Seu Roberto elogiou o serviço e a facilidade de poder realizar diversos exames em apenas um dia. “O atendimento aqui está ótimo e eu já estou sendo liberado. Já fiz um e agora vou só fazer o outro ali já”, contou.

A expectativa da Sesab é de que as unidades móveis atendam cerca de 10 mil pessoas nos três dias de ação.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Carro desgovernado desce ladeira e atropela adolescentes em Brejões; veja vídeo

Duas adolescentes foram atropeladas por um carro desgovernado ao descer uma ladeira no Centro da cidade de Brejões, no...