Prefeitura Municipal de Savaldor

Atenção a este sintoma de câncer no pâncreas (afeta 75% dos doentes)

A pesar de se assistir a um aumento lento da sobrevivência global dos doentes, o prognóstico continua sendo ruim. Inicialmente silencioso, os sintomas de câncer de pâncreas costumam se manifestar quando a doença já está em fase mais avançada e, por isso, mais difícil de tratar. Ainda assim, saber identificá-los pode ajudar a obter um diagnóstico o mais precoce possível de um dos cânceres digestivos mais letais.

Esta doença resulta de “uma perturbação do normal processo de regeneração celular dos tecidos que formam a glândula pancreática, órgão de dez a 15 centímetros, situado no abdômen, sob o estômago e com ligação ao duodeno”, pode ler no portal do grupo português Lusíadas. Quando a divisão celular não ocorre da forma adequada, “surgem células anormais, que crescem e se multiplicam de forma descontrolada”, originando tumores.

Segundo Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, afirmou, em declarações ao Daily Express, que o prurido na pele é um sinal de alerta que “não deve ser ignorado”.

O jornal escreve que um estudo publicado The Official Journal of the International Hepato Pancreato Biliary Association revela que este sintoma ocorre em aproximadamente 75% dos indivíduos com câncer de pâncreas.

A que outros sintomas deve estar atento, sobretudo se reunir um conjunto de fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e alimentação rica em gorduras? Veja:

.Icterícia;
.Urina escura;
.Fezes claras;
.Dor abdominal, que pode irradiar para as costas;
.Problemas digestivos;
.Falta de apetite e perda de peso;
.Cansaço, astenia;
.Aumento da vesícula biliar;
.Formação de coágulos sanguíneos;
.Irregularidades do tecido adiposo;
.Diabetes.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Quarta morte por dengue é confirmada na Bahia, diz Sesab

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a quarta morte por dengue no estado nesta segunda-feira (26/02). A...