Com a conscientização sobre a importância da prevenção, baianos e turistas que participam do Carnaval de Salvador têm feito sua parte na proteção contra infecções sexualmente transmissíveis. No último sábado, mais de 16 mil preservativos foram distribuídos nos postos de testagem rápida montados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde, em dois pontos estratégicos da cidade: na Avenida Milton Santos, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra.
Além dos preservativos, os foliões também podem retirar lubrificantes e realizar testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. A iniciativa é uma forma de incentivar o uso de métodos de proteção e conscientizar a população sobre a importância da prevenção, especialmente em períodos de grande aglomeração como o Carnaval.
É importante destacar que a prevenção é a melhor forma de evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e garantir a saúde e bem-estar de todos. Por isso, a distribuição de preservativos e a realização de testes rápidos são medidas fundamentais para promover a saúde pública e garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval de Salvador.