Prefeitura Municipal de Savaldor

Prefeitura conhece programa da Cruz Vermelha sobre acesso seguro aos serviços públicos

Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Escritório de Cooperação Internacional do Salvador (ECI) promoveram um encontro com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A ação aconteceu na sede da Sempre, no Comércio.

Na ocasião, a instituição apresentou o Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), com o objetivo de definir os setores prioritários que possam receber a implementação do plano de ação em órgãos da prefeitura, a exemplo da própria Sempre e as secretarias de Saúde, Educação, Reparação, Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, além das Prefeituras-Bairro.

A iniciativa consiste no compartilhamento de uma metodologia, baseada em protocolos de segurança e na Norma Internacional da Gestão de Risco, a fim de mitigar e prevenir as consequências da violência nos equipamentos públicos. O CICV desenvolve programas específicos e adaptados às necessidades locais e à estrutura de cada órgão público.

“Estamos trazendo a metodologia e a expertise do Programa de Acesso mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), que já foi adotado em diversas cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza. A ideia é avaliar o cenário e definir as estratégias de implementação, visando promover ambientes seguros e fortalecer a resiliência dos servidores. Vamos entender, identificar, construir um mapa de risco e fortalecer os vínculos com a comunidade. Agradeço a toda equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha que trouxe o conhecimento às autoridades públicas de forma voluntária e gratuita e a todos os envolvidos nesta ação”, disse a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.

Ressaltando o que já vem sendo realizado pela Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Sempre, através de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o cuidado com os profissionais, o gestor da pasta, Junior Magalhães, destacou que a metodologia apresentada pelo CICV é importante, principalmente, para aprimorar os processos já existentes de identificação das realidades e necessidades de cada serviço. “Não existe solução genérica para todos os equipamentos. Cada território tem sua característica e precisa ser considerado em sua mais plena especificidade”, pontuou.

Próximas atividades – Nesta terça-feira (7), os representantes dos órgãos municipais, junto com a equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, participarão de visitas técnicas em unidades de atendimento à população na região do bairro de São Cristóvão, para conhecer a dinâmica de funcionamento dos locais. Os equipamentos serão o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Escola Municipal e a Unidade de Saúde da Família de São Cristóvão.

No dia seguinte (8), representantes das secretarias e demais órgãos municipais retornarão para novo encontro, no auditório da Sempre, no Comércio, dando prosseguimento às tratativas sobre o projeto.

Prefeitura Municipal de Savaldor
Prefeitura de Juazeiro

Homem perde a direção do veículo, capota e pai e filho morrem em acidente da BA

Um acidente tipo capotamento foi registrado no fim da tarde de segunda-feira, 19, na rodovia BA 381, trecho que...