Sudesb e Centro de Referência Paralímpico da Bahia discutem pautas para o fortalecimento do paradesporto

Políticas públicas necessárias para apoiar e fortalecer o paradesporto da Bahia foram pauta de reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 6, na sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), que recebeu a visita do coordenador e do professor do Centro de Referência Paralímpico Bahia (CRPBa), respectivamente Virgílio Leiro e Wilson Brito.

Entre os assuntos discutidos pela diretoria da Sudesb com os representantes do CRPBa, a assinatura, em futuro breve, de um Termo de Cooperação Técnica entre a autarquia do esporte e o centro. Uma minuta do documento foi apresentada pelos visitantes, que será analisado e finalizado pela Diretoria de Fomento ao Esporte da Sudesb. A ideia é, que ao final, seja firmado um documento com estabelecimento de compromissos que possam ser assumidos entre os dois entes para fortalecer o paradesporto da Bahia.

Na conversa mantida entre as partes, o entendimento da necessidade de capacitação de todos os envolvidos, principalmente no que diz respeito ao combate ao capacitismo, em que a pessoa com deficiência é vista como incapaz e inapta.

“O CRBa nos procura em um momento muito oportuno, pois já estamos estruturando, na Sudesb, o Núcleo do Paradesporto, que irá desenvolver ações e projetos para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte. Com certeza, temos muitos pontos de convergência com o CRBa, e essa parceria vai trazer informações importantes para o nosso planejamento na área do paradesporto. São propostas que vamos consolidar para apresentar ao Conselho Estadual de Esporte com vistas à inclusão nas políticas públicas do Sistema Estadual de Esportes”, explicou o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.

Capacitação – Responsável pelo Núcleo do Paradesporto da Sudesb e também presente à reunião, Nayara Falcão aproveitou a oportunidade para convidar os representantes da CRBa para a capacitação que a autarquia do esporte inicia no próximo dia 13 de março, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).

“Esta primeira capacitação será com professores, coordenadores e estagiários do Projeto Natação em Rede, que é executado pela Sudesb em parceria com a Federação Baiana de Desporto Aquático (FBDA) e que atende pessoas, crianças e adultos, com deficiência”, informa Nayara, atleta do paradesporto.

Ainda de acordo com a técnica da Sudesb, o cronograma dessa primeira capacitação envolve 10 encontros para discussão de temas diversos, todos voltados para a questão do público PCD.

“Nosso objetivo com essa jornada é reunir pessoas que trabalham com o esporte para que possam conhecer e vivenciar o mundo do paradesporto e, assim, promover a inclusão psicossocial e acesso das pessoas com deficiência em atividades esportivas e recreativas, no âmbito das ações promovidas e ou apoiadas pela Sudesb. Estamos iniciando com os professores, mas a meta é levar essa capacitação a outros públicos que atuam no esporte, como, por exemplo, os gestores das federações”, informa Nayara.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...