Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Ex-ministro de Eletricidade do Equador é detido em investigação sobre propina da Odebrecht

O promotor equatoriano Galo Chiriboga afirmou neste sábado (22) que um ex-ministro de Eletricidade e um empresário foram presos durante a investigação sobre pagamento de propina da Odebrechet no Equador. A justiça americana afirma que a empreiteira fez pagamentos de mais de US$ 35,5 milhões a “funcionários do governo”.

“#CasoOdebrechet detidos Alexei M. ex-ministro de Eletricidade e Marcelo E. sócio de companhias que teriam recebido dinheiro de corrupção”, escreveu Chiriboga em sua conta no Twitter. A legislação equatoriana proíbe a publicação o sobrenome completo dos acusados. A promotoria deve fazer audiência de formulação de acusações ainda neste sábado.

Sem informações, sem acordo

Segundo a instituição equatoriana, a Odebrecht “pretendia chegar a um acordo sem entregar informação alguma” e conseguir que o Estado equatoriano declarasse que não houve irregularidades nos contratos assinados.

Mas a Procuradoria explicou que isso não é possível sem que os contratos sejam revisados pela Controladoria Geral do Estado.

A empresa também queria que o Equador não pudesse exigir informações adicionais nem impor indenizações e multas, mas “isto foi rejeitado e não incluído em um possível acordo”, disse então o órgão equatoriano.

O acordo só será possível se a empresa entregar a informações detalhadas. Enquanto isso, a Procuradoria continuará com as investigações para obter as informações por meio da cooperação penal internacional e de outros mecanismos de investigação, acrescentou a fonte.

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse em março que a empreiteira faz exigências “impossíveis”.

“A Odebrecht pede coisas impossíveis, que no Brasil foram concedidas. É uma rendição do Estado brasileiro, porque o que a Odebrecht pede é a garantia de que não terá nenhum julgamento civil, nenhum penal, que não será revisado nenhum contrato anterior, que possa continuar contratando no país, coisas realmente inadmissíveis”, manifestou Correa.

“Enquanto eu for presidente, esta empresa não volta a pisar no país, companheiros, nem um centavo para esta empresa”, concluiu.

Funceb inscreve profissionais de Dança e Teatro até 30 de abril

Está aberta inscrição para o edital de Chamamento Público para Credenciamento de Profissionais para a realização de atividades de capacitação, formação e qualificação em...

No dia da morte de Anderson, equipe do grupo Molejo é assaltada

A assessoria de imprensa do grupo Molejo sofreu um assalto nessa quinta-feira (26/04), mesmo dia da morte do vocalista do grupo, Anderson Leonardo. "Fomos vítimas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Funceb inscreve profissionais de Dança e Teatro até 30 de abril

Está aberta inscrição para o edital de Chamamento Público para Credenciamento de Profissionais para a realização de atividades de...
Fundação Jose Silveira

Funceb inscreve profissionais de Dança e Teatro até 30 de abril

Está aberta inscrição para o edital de Chamamento Público para Credenciamento de Profissionais para a realização de atividades de...

No dia da morte de Anderson, equipe do grupo Molejo é assaltada

A assessoria de imprensa do grupo Molejo sofreu um assalto nessa quinta-feira (26/04), mesmo dia da morte do vocalista...

Saúde segue com ações contra o Aedes aegypti neste fim de semana em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue neste fim de semana...

Confronto em Candeias e morte

Na tarde deste sábado, uma operação policial na Rua das Fontes, em Santa Clara, na cidade de Candeias, resultou...