Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Amante do mar e apaixonado pela Bahia velejador ucraniano Aleixo Belov receberá título na ALBa

Baiano de coração, o engenheiro e navegador ucraniano Alexey Dimitrievitch, mais conhecido como Aleixo Belov, será homenageado e receberá o título de cidadão baiano na próxima quarta-feira, 30, às 15h, em sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O velejador naturalizado brasileiro completou 80 anos e já deu cinco voltas ao mundo, sendo três delas em solitário. O feito mais recente realizado pelo comandante e sua equipe foi a travessia, a bordo do veleiro Fraternidade, pelo trecho congelado da Passagem Noroeste, considerado um dos mais difíceis da navegação mundial. A tripulação foi a primeira, com a bandeira brasileira, a completar o desafio, que teve início em fevereiro de 2022, sendo encerrada em novembro do mesmo ano, depois de percorrer 20.000 milhas náuticas.
 
A proposta de concessão do título de cidadão baiano a Aleixo Belov foi do deputado Antonio Henrique Jr. (PP), em 2020, e aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia. De acordo com o político, a iniciativa de concessão do título a Belov se deu “pelo empreendedorismo, consciência social, dedicação e amor à Bahia e ao seu mar”.
 
Antonio Henrique retrata o Aleixo Belov, também, como ‘amante do mar’, já que o ex-professor de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia foi o primeiro velejador brasileiro a completar uma volta ao mundo, solitário, em um barco à vela. O progressista também registrou a obra de Belov, como os livros “A Volta ao Mundo em Solitário” e “Alaska – muito além da linha do horizonte”.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Porto Seguro

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (4) a proposta de projeto de lei que regulamenta...