Prefeitura Municipal de Savaldor

Salvador recebe primeira competição do ano de triathlon neste domingo (26)

Com as largadas na Praia de Piatã, em Salvador, a partir das 6h30, o primeiro evento de triathlon acontece neste domingo (26). A competição Triathlon Salvador reúne mais de 230 atletas da Bahia e de mais cinco estados do país em 20 categorias profissionais e amadoras divididas por idade e gênero.

Com a parceria da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com os bombeiros e a Polícia Militar da Bahia, a prova circula por alguns bairros da orla da capital. Os atletas nadam 1.500m na Praia de Piatã e depois vão e voltam de bicicleta para a Praia do Corsário cinco vezes, totalizando 40km. Para encerrar, eles correm 10km no circuito de quatros voltas de Piatã até a Praia de Jaguaribe.

Válida como etapa abertura do Campeonato Baiano de Triathlon e do calendário de 2023, a prova serve como seletiva para o brasileiro da modalidade, que é disputado no final do ano em Brasília. Ao todo, cerca de dez dos melhores atletas do ranking devem se classificar porque a referência é o número de filiados em cada federação, sendo a Federação Baiana de Triathlon (Febatri) com a segunda maior quantidade do país.

O presidente da Febatri, Cléber Castro, comemora poder mais uma vez realizar o evento e ver sua modalidade ser uma das que mais crescem no estado e no país. A presença da atual campeã mundial do Ironman, que treina na equipe da Bahia, Ana Augusta, é um dos destaques da competição, que conta com 19 participantes na categoria profissional.

“A Bahia está no holofote do Brasil e do mundo por causa das nossas políticas públicas de inclusão e fomento ao esporte, com gratuidade para atletas de baixa renda e menores de 19 anos. Temos também escolinhas próprias e com parceiros que dão treinamentos, equipamentos e alimentação de forma gratuita. Por essa razão, temos os principais novos atletas em ascensão do país, com a maioria sendo proveniente desses projetos sociais. Além disso, o apoio da Sudesb é fundamental para realizarmos os eventos e chegarmos a mais cidades baianas”, afirma Cléber.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Cursos de audiodescrição e braille terão inscrições abertas a partir desta segunda-feira (26)

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) promoverá dois cursos voltados para a...