Prefeitura Municipal de Savaldor

Alzheimer pode afetar mãos. Atenção a este sintoma precoce

Movimentos espasmódicos rápidos em músculos ou grupos musculares podem ser um sintoma precoce do Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que causa perda progressiva de memória e cognição, perturbações da linguagem e até dificuldade em realizar tarefas simples, como pagar contas e lidar com dinheiro.

Em 2015, a publicação médica Tremor and Other Hyperkinetic Movements citada pelo Daily Express sugeriu que esse sintoma, chamado mioclonia, pode ser uma “manifestação clínica comum da doença de Alzheimer”. A mioclonia é mais comumente vista em casos de Alzheimer de início precoce e rápida progressão, e pode afetar até 75% dos pacientes.

Em 2011, um artigo publicado na revista Neurology já havia referido que “a maioria dos sinais motores ocorrem frequentemente e progridem rapidamente na doença de Alzheimer”.

De acordo com o Science Direct, alguns desses sintomas podem mesmo desenvolver-se “antes de um declínio da função cognitiva”. Transtornos motores nas mãos são mais frequentes na demência moderada a grave, o que significa que pessoas com demência grave são mais propensas a apresentar incapacidade de executar tarefas que requerem destreza nas mãos.

A demência é um termo genérico usado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas à perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. A maioria não possui tratamento, nem uma forma definitiva de prevenir a demência, e as perspectivas são más. O Alzheimer é a forma mais comum de demência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, há atualmente 47,5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo. Esse número pode chegar a 75,6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, chegando a 135,5 milhões.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

ESTAGIÁRIOS DO CRIME? Casal de adolescentes troca de tiros com a PM em São Cristóvão e acabam detidos

Um casal de jovens menores de idade foi detido na tarde deste domingo (25/02) numa localidade conhecida como Baixinha...