Prefeitura Municipal de Savaldor

Morar Melhor: 87 casas reformadas entregues por Bruno Reis no Matatu

A Prefeitura de Salvador entregou 87 casas reformadas pelo programa Morar Melhor na Baixa de Santa Rita, no Matatu, na noite desta segunda-feira (3). A entrega dos imóveis foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza, entre outras autoridades municipais. Esta é a segunda vez que o programa Morar Melhor contempla a região de Matatu com a reforma de residências. No total, o programa habitacional já transformou 157 casas na localidade.

O prefeito ainda autorizou que a equipe técnica da Prefeitura realize um estudo na comunidade para viabilizar a construção de uma praça, além de elaborar um projeto para a execução de uma obra de contenção de encosta. Além destes novos projetos para a comunidade, Bruno Reis também autorizou que mais 16 residências recebam intervenções através do Morar Melhor. “É um período em que Salvador comemora 474 anos, momento de muitas comemorações e entregas, onde a gente celebra o que estamos vivendo hoje com a cidade pulsando. Vamos seguir realizando novos sonhos e tirando outros projetos do papel”, afirmou.

FBED4D4D 9037 44B4 A79F 93380BA525AA

O prefeito também destacou o alcance que o Morar Melhor tem na vida dos soteropolitanos. “Esse programa foi uma das ideias mais importantes que conseguimos tirar do papel, pois ele tem a capacidade de ir na raiz do problema. Não adianta fazer quadra ou tantas outras obras se as casas das pessoas não têm condições dignas para as famílias viverem”, contou.

Com a reforma dos imóveis, a Baixa de Santa Rita experimentou a sensação de mudar de vida sem trocar de endereço, assim como tantas outras localidades de Salvador que receberam o programa municipal. Coordenado pela Seinfra, o programa já reformou mais de 40 mil casas e a meta da Prefeitura é reformar mais 8 mil este ano.

820D92D6 81E9 4B6C 9C7E D0D97AED8C9C
Foto: Betto Jr./ Secom

A família de Maria Menezes foi uma das contempladas pelo programa habitacional no Matatu. Ela reside na comunidade há mais de 40 anos e compartilha o lar com mais três pessoas: o filho Jorge, 36 anos, a nora Caroline e a neta Maria Ester, de 6 anos. Emocionada, ela afirmou que o programa transformou a vida da sua família. “Eu estava querendo fazer uma reforma, mas não estava com condições para isso. O Morar Melhor chegou em uma boa hora. Reformou tudo por aqui, desde as portas, janelas, banheiro. Só tenho que agradecer. O programa é ótimo”, afirmou.

*Quem pode participar* – O Morar Melhor concede um limite de até R$11 mil de melhorias por cada habitação reformada. Por meio do programa, a Prefeitura vem garantindo a execução de serviços nas casas que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. Tudo isso, claro, de acordo com a escolha dos moradores.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

O titular da Seinfra, Luiz Carlos Souza, destacou que o programa habitacional tem sido fator para a promoção de transformação social. “Não há emoção maior do que entregar uma obra do Morar Melhor, poder olhar nos olhos das pessoas e oferecer mais do que uma reforma, mas sim a realização do sonho das pessoas. Pessoas que saem todos os dias para trabalhar e olham para suas casas querendo reformar sem poder”, concluiu.

Prefeitura Municipal de Savaldor
Prefeitura Porto Seguro

Cerca de 8 milhões de empresas poderão usar o Desenrola, diz ministro

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, estima que cerca de oito...