Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia

Bactéria pode ser a solução no tratamento do câncer

Um estudo realizado pela Stanford Medicine, nos Estados Unidos, demonstrou como uma bactéria pode ser utilizada no tratamento do câncer. A bactéria em questão é a Staphylococcus epidermidis, que foi modificada em laboratório para tratar tumores de pele mais agressivos.

A pesquisa foi conduzida em animais, e o próximo passo será testar em adultos. A bactéria foi obtida a partir da pele de pequenos ratos, e a modificação permitiu que ela produzisse uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico contra tumores específicos.

“Quase parecia mágica. Os animais tinham tumores muito agressivos. Simplesmente aplicamos a bactéria com um cotonete na pele e nas cabeças. Ver os tumores desaparecerem, especialmente em locais distantes da aplicação da bactéria, foi surpreendente”, afirmou Michael Fischbach, um dos responsáveis pelo estudo.

Porém, os pesquisadores ainda não sabem como os seres humanos poderão responder a esse tratamento. Embora a pele humana também possua essa bactéria, pode ser necessário realizar outras modificações para obter uma resposta imunológica similar.

Além disso, ainda é necessário compreender como tumores internos podem ser tratados dessa forma.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

Saúde nos Bairros garante atendimentos simultâneos em Engenho Velho de Brotas e Fazenda Grande III

O Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem sido um diferencial na prestação de...