Festival Petiz possibilita a alunos de escola municipal o contato com o mundo do teatro

A criançada de Salvador se divertiu na 4ª edição do Festival Petiz – Arte para a infância e juventude, que chega ao último dia nesta terça-feira (18). Realizada com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), a iniciativa contou com uma programação cuidadosamente pensada e escolhida para a participação das crianças, para que elas pudessem se divertir e se encantar com a magia do teatro, a exemplo dos alunos da Escola Municipal Arx Tourinho, na Ceasa.

Os estudantes dos grupos IV e V eram só felicidade ao conferirem o espetáculo “BOO”, da Minha Companhia, de Minas Gerais, no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. Para a maioria, era a primeira vez que entrava em contato com o ambiente teatral, e todos assistiram atentos à história de Brisa e Tecla, duas palhaças que caem de paraquedas no meio de uma floresta inóspita e perigosa e passam a enfrentar seus maiores medos, superando as dificuldades com muita coragem.

A professora de Artes da Arx Tourinho, Luciana Balbino, comentou sobre a importância de eventos como o Petiz. “Assim, as crianças podem se apropriar desse belo equipamento cultural que é o Teatro Gregório de Mattos, assistindo espetáculos que tratam de questões relacionadas à própria infância. Ter esse contato com a arte de uma forma mais profunda, entendendo esses elementos e a linguagem, contribui para potencializar os processos artísticos dentro das escolas”, salientou.

“Pensamos na formação de um futuro público, visando fazer com que os pequenos sejam apreciadores, entusiastas ou até mesmo artistas. A gente acredita que o festival, ao aproximar as crianças do universo das artes, do teatro, da dança, da música, está contribuindo para o desenvolvimento social dessas pessoas, nos campos emocional, psicológico e didático”, declarou a produtora cultural e uma das idealizadoras do Petiz, Renata Berenstein.

Programação – Desde a última quinta-feira (13), o Festival Petiz proporcionou diversas mostras teatrais, visitas mediadas com contação de história e oficinas artísticas, abordando temas como medo, ancestralidade, identidade e direitos da criança. Dentre os espetáculos apresentados estiveram “A Casa Encantada”, do grupo baiano de teatro Bonde da Calu, e “O Pequeno Herói Preto”, dirigido por Junior Dantas e Luiza Loroza, do Rio de Janeiro.

O encerramento nesta terça é com a peça “Guigui”, do baiano João Rafael Neto. O espetáculo acontece às 10h no final de linha do Uruguai, em frente à Escola Comunitária Luiza Mahin, trazendo no enredo um olhar sobre a cumplicidade de um ciclista e sua bicicleta.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...