Governo do Estado da Bahia

Governo da Bahia avança na desapropriação de área para construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica

O Governo da Bahia avança nas etapas para a construção da tão esperada Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Nesta terça-feira (13/06), o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou a desapropriação de uma área de 2.965.862,34m² no município de Vera Cruz, localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A medida tem como objetivo principal a implantação de acessos viários que viabilizarão a construção da ponte, que promete impulsionar o desenvolvimento da região.

De acordo com o documento oficial, a iniciativa é uma resposta aos obstáculos enfrentados pelo governo estadual para obter financiamento interno. Após uma viagem à China em abril, o governador Jerônimo Rodrigues revelou que as altas taxas de juros inviabilizaram o financiamento da obra no Brasil. Como alternativa, o consórcio responsável pela construção sugeriu buscar o presidente chinês, Xi Jinping, para conseguir financiamento com taxas mais favoráveis.

Enfrentando impasses há quase 15 anos, o governador recebeu apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua visita ao estado. Em discurso na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Lula assegurou a construção da ponte e anunciou a chegada da empresa automobilística BYD para ocupar a fábrica da Ford em Camaçari. “Eu já falei para o companheiro Jerônimo: ‘se prepare que nós vamos fazer essa ponte Salvador-Itaparica ser construída, se prepare que vai vir indústria automobilística para o lugar da Ford aqui na Bahia’. E se preparem, porque vocês aqui da Bahia construíram uma geração de governantes que é exemplo para este país”, afirmou o ex-presidente.

A realização da obra depende de um empréstimo no valor de R$ 3 bilhões solicitado pelo consórcio chinês composto pelas empresas China Railway 20 Bureau Group Corporation (CR20), CCCC South America Regional Company e China Communications Construction Company Limited (CCCCLTD). O governador Jerônimo Rodrigues revelou que estão sendo realizadas negociações com o Banco do Nordeste, BNDES e um banco chinês para viabilizar o empréstimo. A expectativa é que, ainda este ano, as etapas iniciais da construção, como a dragagem e sondagem da ponte, sejam iniciadas.

A construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica é um projeto de grande importância para a Bahia, que promete impulsionar o desenvolvimento econômico e a infraestrutura do estado. Com a desapropriação da área anunciada e a busca por financiamento internacional, as perspectivas para o início efetivo das obras estão cada vez mais próximas. O governo baiano segue empenhado em superar os desafios e concretizar esse marco histórico para a região.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Em Ubatã, PRF recupera uma motocicleta roubada há quase 40 anos

Na última segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta roubada há quase 40 anos. O incidente...