A produção industrial brasileira apresentou uma elevação de 0,1% na passagem de maio para junho, como informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (1°). Esse foi o segundo mês seguido que o indicador ficou no campo positivo.
Em comparação com junho de 2022, a alta é de 0,3%. No ano, o acumulado da indústria é de retração de 0,3%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses foi de acréscimo de 0,1%, conforme os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).
André Macedo, analista da pesquisa, disse que o resultado de junho mostra uma manutenção no campo positivo, embora com uma taxa muito próxima da estabilidade.
“Entretanto, esses dois meses de alta em sequência não revertem a perda de abril, quando a taxa foi -0,6%”, ressaltou em nota à imprensa.
O pesquisador ainda alertou que mesmo que “o primeiro semestre de 2023 mostre saldo positivo de 0,5% quando comparado com o patamar de dezembro de 2022; o ritmo está muito aquém do que o setor precisa para recuperar as perdas do passado recente, afinal, ainda se encontra 1,4% abaixo do patamar pré-pandemia de fevereiro de 2020”, afirma.