Prefeitura Municipal de Savaldor

SEC disponibiliza mais de 15 mil conteúdos digitais preparatórios para o Enem

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça, junto à comunidade escolar, a disponibilidade de conteúdos digitais para fortalecer a preparação dos estudantes. Na Plataforma Anísio Teixeira, no Portal da Educação, (pat.educacao.ba.gov.br) estão disponíveis mais de 15 mil recursos educacionais digitais voltados para professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e estudantes.

Além de jogos, podcasts, sequências didáticas e animações, a Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/emitec/listar) transmite as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), que são ministradas, em tempo real e via satélite, para estudantes que residem em áreas remotas da Bahia e envolvem todos os componentes curriculares, a exemplo de Língua Portuguesa; Matemática; Ciências da Natureza: Biologia, Física, Química; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Inovação
Também na plataforma está disponível a “Tabela Periódica de Aplicativos e Ferramentas para Educadores”, criada para potencializar e modernizar o processo de ensino e aprendizagem. O material reúne ferramentas contemporâneas, intuitivas, de fácil utilização e acesso gratuito. Para acessar cada ferramenta, basta clicar no ícone disponível na tabela que um link direcionará o usuário para a plataforma correspondente. A tabela traz aplicativos para celular, sites e softwares para computador, organizados em seis categorias: programação e desenvolvimento; produção audiovisual e fotografia; ferramentas de Inteligência Artificial; produtividade e gestão; ferramenta de designer; e jogos.

Os estudantes da Bahia contam, ainda, com a TV Educa Bahia, canal de televisão aberto. A emissora oferece conteúdos exclusivos para a Educação com uma programação qualificada, que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio. A emissora pública está disponível, em Salvador e Região Metropolitana, no canal 10.2. Já em Feira de Santana e no entorno, no 9.2 e tem um canal específico para outros municípios com transmissão. Também é possível assistir à emissora pelo www.educabahia.ba.gov.br.

Mais apoio
Os estudantes que vão fazer o Enem podem contar, também, com o Universidade para Todos (UPT), programa da SEC que foi transformado em política pública de Estado, em 2020, e é direcionado a concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual e é executado em parceria com as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UEFS e UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). As aulas ofertadas são presenciais e acontecem nos polos da capital e do interior, com práticas didáticas que incluem atividades síncronas e assíncronas; simulados que possibilitam que os cursistas possam avaliar o próprio conhecimento; aulões por área do conhecimento; e coletânea de vídeos com profissionais das diversas áreas falando sobre o curso, entre outras ações que visam contribuir com os alunos para o seu ingresso ao Ensino Superior.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Urgente: Marido que esfaqueou mulher na frente dos filhos em Sete de Abril se apresenta à Polícia

O homem suspeito de matar a jovem Ruana Karina dos Santos Silva, na terça-feira (27) em Salvador, identificado como...