Prefeitura Municipal de Savaldor

Deputado Jurailton propõe implantação de sistema inteligente nos pontos de ônibus em Salvador

Tendo em vista o aumento da violência envolvendo mulheres na capital baiana, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), é o autor da Indicação nº 26.751/2023, já aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, que solicita ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, bem como às secretarias, SEMOB (Secretaria Municipal de Mobilidade), SEDUR (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) e SPMJ (Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude), a implantação de sistema inteligente para proteção das mulheres nos pontos de ônibus em Salvador.

Jurailton Santos explica que o sistema será implantado nos pontos menos movimentados da cidade, e contará com câmeras noturnas, sistema de áudio, sensor que detecta quando há somente uma pessoa no ponto, e ainda, conexão com internet para realizar chamada de vídeo com a central da empresa de “Out of Home”, para que uma funcionária faça companhia até o ônibus chegar, ou mesmo, para que possa obter contato com a central da Polícia Militar, no caso da mulher se sentir em perigo ou sofrer algum tipo de violência.

Por trazer inovação para a cidade e segurança para as mulheres, a ideia já foi desenvolvida pela empresa Eletromidia, a qual foi premiada com o “Leão de Ouro” no Festival de Cannes, na França, pela criatividade em desenvolver o “Guarded Bus Stop” (ponto de ônibus vigiado). A tecnologia foi implementada em algumas cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo.

O projeto ainda sugere que a prefeitura possa firmar parceria com a empresa de mídia “Out of Home”, concessionária na cidade de Salvador, que é responsável pela instalação, manutenção e informatização dos equipamentos, para que realize esses serviços nos pontos, como ferramenta de proteção à mulher. Durante o dia, os mobiliários urbanos digitais continuarão fazendo normalmente as divulgações de propagandas, contudo, à noite poderão ser utilizados como ferramenta de companhia e proteção para as mulheres, não havendo prejuízos às atividades de publicidade.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Vitória domina Atlético de Alagoinhas e alcança vice-liderança no Campeonato Baiano

Neste domingo (25/02), no Barradão, o Vitória conquistou um importante triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas por 3 a...