Governo do Estado da Bahia

Defesa Civil da Bahia marca presença no IV Congresso Internacional de Desastres em Massa

O superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), Heber Santana, vai marcar presença na solenidade de abertura oficial do IV Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), nesta quinta-feira (24), em Feira de Santana. O evento tem como objetivo integrar as forças de segurança, salvar um número maior de vidas, proteger patrimônios e garantir também uma prevenção mais efetiva em casos de desastres. Na sexta-feira (25), o coordenador adjunto da Sudec, Osny Bomfim, vai ministrar uma palestra sobre Atuação da Defesa Civil do Estado da Bahia em Desastres.

Com programação que teve início na quarta (23) e segue até sábado (26), o congresso conta com etapa teórica, que ocorre na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Faculdade Unef, além de simulado de acidente em massa e treinamento das agências e instituições envolvidas, que será realizado na área de treinamento em desastres da Uefs e no Hospital Clériston Andrade.

Este ano, o tema do CIDEM será “Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares)” e contará com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, entre outros, membros das equipes de resgate e forças de segurança em geral e auxiliares.

Segundo o professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Faculdade UNEF, Jeidson Marques, esta é uma das maiores edições do CIDEM, que conta com a participação de representantes de diversos países como Portugal, Argentina, Perú, Paraguai, entre outros. “Realizamos na edição de 2018 o maior evento do mundo desta natureza, agora teremos um evento mais maduro e impactante. Será mais uma grande oportunidade para trocar experiências, ampliar conhecimentos e qualificar a capacidade de atendimento e de resposta aos acidentes em massa dos mais diversos tipos”, pontuou.

Jeidson ainda destacou que após uma pandemia e diversos desastres recentes com inundações, barragens e deslizamentos, todos agora entendem a importância de se preocupar com desastres, pois impacta na vida de todos. “Treinamentos e intercâmbio sempre são cruciais para avançar na integração e atender as demandas com mais competência e teremos aqui em Feira a oportunidade de conhecer e dialogar sobre os mecanismos mais eficientes para lidar com essas situações, mais uma vez. Feira de Santana já é referência para o mundo com este evento e continuaremos sendo”, enfatizou.

Desastres em massa

Desastres em massa são fatos que extrapolam a capacidade de atendimento e perícia das instituições de emergência, segurança e saúde de uma cidade ou região. São situações em que o número de vítimas é muito maior do que a estrutura dos hospitais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Médico Legal (IML), empresas de resgate, entre outras.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Municipal de Savaldor

PARA ONDE EU VOU? Vereadores e potenciais candidatos de Salvador começam a definir partidos; confira

No dia 6 de Outubro acontece o primeiro turno das eleições municipais em todo país. Na Bahia são 417...