Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Votação na madrugada! Sob protestos, deputados governistas conseguem aprovar precatório dos professores

Foi aprovado na madrugada desta sexta-feira (25/08) e com voto contrário da bancada de Oposição, o Projeto de Lei 25.033/2023 do precatório do Fundef.

O governo conseguiu a aprovação da pauta que trata sobre o pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores da rede estadual de ensino. 
 
A oposição e os professores protestaram contra a medida e um projeto substitutivo para apreciação da Casa.  O líder de oposição, o deputado Alan Sanches (União), lembrou que o recurso era para ter sido pago há anos e foi judicializado, justamente por não tido sido pago. “Então esse dinheiro que era para ter sido pago há anos, que não foi pago, teve correção monetária e o juros. Com isso, o que é que acontece: o governo do estado só quer pagar porque não pagou aquele recurso lá atrás de anos e esqueceu os juros e a correção monetária. Nós não podemos concordar com isso por que não é justo”. 

O PL prevê que 60% dos recursos do Fundef sejam destinados aos educadores que têm direito de receber a segunda parcela. O documento também prevê um abono extraordinário de 30% do valor total dos recursos que seria destinado a todos os profissionais ativos, inativos e contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), porém sem a correção dos juros e multa. A terceira parcela deve ser paga no ano que vem, nos mesmos moldes.    

Empréstimo aprovado

Foi aprovado também o Projeto de Lei nº 25.025/2023 que autoriza o Governo da Bahia a contratar empréstimo de até R$400 milhões, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), com a garantia da União.

Segundo o Governo, o recurso será destinado a aplicação de projetos nas áreas de mobilidade e infraestrutura urbanas e infraestrutura viária.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

CHUVA DE TIROS: Ataque em Nova Brasília termina com dois mortos e feridos

Leitores do Informe Baiano receberam vídeos que mostram uma intensa correria na Rua Senhor do Bonfim, durante uma festa,...