Prefeitura Municipal de Savaldor

Prefeitura entrega duas novas praças na Liberdade e anuncia requalificação da avenida Lima e Silva

A Prefeitura de Salvador entregou na noite desta segunda-feira (4) mais duas novas praças, desta vez para a comunidade da Liberdade. A Praça Dalva Matos, no Largo do Queimado, e a Praça Nelson Mandela, na Avenida Lima e Silva, em frente ao Plano Inclinado do bairro, foram inauguradas com a presença do prefeito Bruno Reis e com a participação de moradores.

Com essas duas praças, a Prefeitura de Salvador chega a 384 espaços de lazer entregues em dois anos e oito meses. O prefeito destacou, ainda, outras obras que estão atualmente sendo feitas na Liberdade, como a requalificação completa da Escola Abrigo Filhos do Povo, que será entregue em breve, contando com quadra coberta.

Além disso, Bruno Reis anunciou que em breve dará as ordens de serviço para realizar a requalificação completa de toda a Avenida Lima e Silva, que é a principal via que corta o bairro, e para construir o CRAS Padrão (Centro de Referência da Assistência Social) da Liberdade.

A Praça Dalva Matos homenageia a educadora e fundadora da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), instituição que há 65 anos acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social e que fica na Rua do Queimado, a poucos metros do novo espaço de lazer. A praça tem 482,1 m² de área e foi equipada com parque infantil, cercado em eucalipto, aparelhos de saúde e de ginástica ao ar livre, mesas para jogos, grama sintética e outros.

“Essa é uma justa e merecida homenagem a essa grande mulher, fundadora da OAF, que é, sem sombra de dúvidas, uma das instituições de Salvador que melhor realiza o acolhimento de crianças que foram abandonadas. Então, ao homenagear Dalva Matos nesta noite, nós também reconhecemos a história da OAF e o quanto ela ajuda o poder público prestando um brilhante trabalho social”, disse o prefeito Bruno Reis.

Já a Praça Nelson Mandela foi batizada em reconhecimento ao ex-presidente da África do Sul, um dos maiores símbolos na luta contra o racismo e pelos direitos humanos do planeta. O espaço em frente ao Plano Inclinado, onde já havia um busto do homenageado, que foi completamente restaurado e entregue à população.

O espaço tem 1.052 m² de área e foi equipado com cinco quiosques para trabalhadores do bairro, um módulo de conforto para mototaxistas com banheiro, parque infantil, mesas para jogos e para crianças, academias de ginástica ao ar livre e um parque infantil completo cercado por eucaliptos.

“Homenagear Nelson Mandela tem tudo a ver com Salvador e com o bairro da Liberdade, pela presença da população negra que há aqui. A Prefeitura tem trabalhado como nunca antes para potencializar esse grande ativo que nós temos, de Salvador ser a cidade mais negra fora de África. Seja na cultura, na reparação ou nos investimentos nas áreas mais carentes da cidade, Salvador tem se tornado cada vez mais a Capital Afro”, disse o prefeito.

A aposentada Maria da Silva, 80 anos, foi conhecer a Praça Nelson Mandela na noite de inauguração. Dona Maria mora na região há três anos com a filha e com a neta que, segundo ela, vai utilizar muito os brinquedos. “Aqui não tinha atrativo nenhum antes e agora tem esse parquinho, tem lugar para sentar, ficou um lugar limpo e bonito”, disse.

Na cerimônia de entrega do espaço em frente ao Plano Inclinado da Liberdade, o prefeito entregou o termo de permissão para uso dos quiosques da Praça Nelson Mandela aos 10 permissionários selecionados. Uma das contempladas, a comerciante Rute Caldas foi quem representou o grupo.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Porto Seguro

Vitória domina Atlético de Alagoinhas e alcança vice-liderança no Campeonato Baiano

Neste domingo (25/02), no Barradão, o Vitória conquistou um importante triunfo sobre o Atlético de Alagoinhas por 3 a...