Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia

SEC realiza exames de certificação para conclusão do Ensino Médio da população LGBTQIAPN+

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio da CPA Itinerante (Comissão Permanente de Avaliação), está realizando a aplicação do exame de certificação para a conclusão do Ensino Médio para a população LGBTQIAPN+. Os exames acontecem no Casarão da Diversidade, no centro de Salvador, em setembro, de 11 a 14; e em novembro, de 6 a 9. Pode participar quem não concluiu seus estudos no 9° ano do Ensino Fundamental ou no 3° ano do Ensino Médio, tendo três ou quatro disciplinas pendentes.

Para certificar pela CPA, os candidatos com idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio deverão acessar o site https://cpadigital.educacao.ba.gov.br, preencher o cadastro e realizar a inscrição. Após isso, devem se dirigir à escola nos dias e horários escolhidos para as aplicações das provas. Ao concluir todos os exames, quem lograr êxito (nota 5 ou maior que 5) receberá sua certificação no prazo máximo de 30 dias. Caso seja reprovado em alguma área do conhecimento, o estudante somente poderá realizá-la após 30 dias de intervalo.

Para Brenda Souza, 44, que é transexual, a conclusão do Ensino Médio pelo exame do CPA será o pontapé inicial para a realização do sonho de cursar Gastronomia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Quero ser um bom profissional na área e preciso me qualificar. Por isso, essa prova é muito importante para meu futuro ingresso na universidade”, disse.

O estudante Matheus Brito, 24, afirmou que levar o exame de certificação para mais perto do público LGBTQIAPN+ é fundamental. “Achei essa ação do CPA itinerante muito inclusiva, pois estou tendo a oportunidade de fazer as provas para concluir o Ensino Médio e, futuramente, cursar faculdade de Pedagogia”.

O técnico Rafael de Jesus, que atua na Coordenação de Jovens e Adultos da SEC e é responsável pelas demandas do CPA, falou sobre o que tem sido feito para otimizar o sistema e o fluxo da entrega da certificação. “Estamos descentralizando as demandas para as unidades certificadoras, buscando um maior apoio das mesmas e dando autonomia aos NTEs (Núcleos Territoriais de Educação) durante os procedimentos. Gostaríamos de alcançar grupos como quilombolas, associações de bairros, terreiros e todos os outros que acreditam no poder transformador da política educacional do Estado da Bahia”.

As unidades certificadoras disponíveis em Salvador são: Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no Cabula; Colégio Central da Bahia, em Nazaré; e Colégio Estadual Duque de Caxias, na Liberdade. Nas três unidades existe atendimento presencial para o público.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Saúde nos Bairros garante atendimentos simultâneos em Engenho Velho de Brotas e Fazenda Grande III

O Programa Saúde nos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem sido um diferencial na prestação de...