Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Praça em Cajazeiras XI recebe plantio de árvores no Dia do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado nesta segunda-feira (5) com plantio e doações de mudas, em Cajazeiras XI. Técnicos da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em conjunto com moradores do bairro, plantaram 10 árvores na Praça da Rua Juscelino Kubitschek. O local ficou mais verde ao ganhar espécies de ipês-amarelos, oitis, paus-brasil e paus-ferro, com cerca de 2,50m de altura.

05 06 2017 Dia Mundial do Meio Ambiente Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 86

A ação está inserida no programa Salvador Capital da Mata Atlântica, iniciativa que visa disseminar esse tipo de bioma na cidade. Para a execução da medida sustentável em Cajazeiras XI, um profissional da Secis teve de fazer uma vistoria no local para constatar se a praça estava em condições de receber os vegetais. Todas as mudas são provenientes do Horto Municipal Sagrada Família, no Bonfim.

De acordo a coordenadora do programa, Katharina de Castro Menezes, todas as árvores plantadas são adequadas para o tipo de ambiente. Ela explica que não há técnica específica para o plantio, mas é necessário alguns cuidados que possam oferecer à muda os nutrientes que ela precisa. “Tem alguns insumos importantes, como terra vegetal, adubo e hidrogel. Aqui em Salvador, nossas chuvas não são regulares, então o hidrogel faz com que, em um tempo de maior escassez de chuva, o vegetal e o solo continuem umedecidos.”

O eletricista Jean Campos, 38, ajudou a botar a mão na massa, após receber um convite de um amigo. “É uma ação muito proveitosa. Vai de encontro aos desmatamentos que assolam o Brasil e o mundo. É um ótimo incentivo da Prefeitura para amenizar os impactos ambientais”, comemorou ele, que é morador do bairro há 32 anos.

05 06 2017 Dia Mundial do Meio Ambiente Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 49

Doação – O presidente da Associação dos Moradores de Cajazeiras XI, Douglas Tavares, vai receber a doação de 50 mudas para, junto com a comunidade, realizar o plantio em trechos da Avenida Dois de Junho. “Lá já foram plantadas 800 árvores após a inauguração, no ano passado, mas acredito que tem muito espaço que precisa de plantio de árvores de mata atlântica. A comunidade estará inserida diretamente no contexto de preservação e manutenção dessas áreas”, afirmou.

No domingo (5), a Secis percorreu a localidade e plantou 15 cajazeiras, na Rua Engenheiro Eunápio Peltier de Queiroz. Através do programa Disque Mata Atlântica, que será lançado pela Prefeitura em breve, a população poderá fazer a solicitação de até duas mudas por endereço. Nos últimos quatro anos, a gestão municipal plantou mais de 50 mil árvores na cidade, sendo 95% espécies nativas da Mata Atlântica.

Fotos: Jefferson Peixoto

Tribunais se preparam para semana de combate ao assédio e à discriminação

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, tribunais de todos os segmentos da Justiça brasileira promovem ações de sensibilização ao assédio...

ACIDENTE NA BR-110: Batida entre motos e carro deixa três mortos

Um grave acidente entre duas motocicletas e um carro resultou na morte de três pessoas na BR-110, no interior da Bahia. O caso aconteceu...

Tribunais se preparam para semana de combate ao assédio e à discriminação

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, tribunais de todos os segmentos da Justiça brasileira promovem...
Fundação Jose Silveira

Tribunais se preparam para semana de combate ao assédio e à discriminação

No mês em que se comemora o Dia do Trabalhador, tribunais de todos os segmentos da Justiça brasileira promovem...

ACIDENTE NA BR-110: Batida entre motos e carro deixa três mortos

Um grave acidente entre duas motocicletas e um carro resultou na morte de três pessoas na BR-110, no interior...

ALAGOINHAS: Mulher encontrada morta com golpes de arma branca

O corpo de uma mulher foi encontrado com marcas de golpes de arma branca no bairro Jardim Petrolar, na...

Mulher leva choque enquanto lavava roupas em Santaluz e não resiste

A cidade de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, foi palco de uma tragédia na manhã deste domingo (28/04)....