Secretário de Agricultura assiste de camarote a crise do Sisal, desabafa deputado Marcinho

O deputado Marcinho Oliveira (União) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBa) e voltou a falar sobre a crise do Sisal, na quarta-feira (11/10).

Natural da cidade de Santaluz e filho de produtor rural, o parlamentar relatou a escassez do produto e a redução nos preços. Ainda contou que o Governo não apresenta alternativas para o problema. Na ocasião, pediu que o secretário estadual da Agricultura, Tum, “saia do ar-condicionado”.

“O secretário de Agricultura assiste de camarote, sentado, a crise do Sisal. A gente não houve uma palavra do secretário, que não sabe nem distinguir entre o que é um pé de abacaxi e um pé de sisal”, desabafa.

Marcinho relata que “não existe uma proposta por parte dessa Secretaria para amenizar o problema dos produtores de Sisal”.

“É inadmissível, nos dias de hoje, com tanta tecnologia e recursos, a nossa Bahia se limite a ser mera fornecedora de ‘commodities’. O Sisal ‘in natura’ não é nada mais do que isso. Precisamos urgente de investimentos em pesquisas e desenvolvimento. O Estado pode financiar pesquisas para melhorar a diversidade do Sisal que produzimos, mas tudo isso requer esforço”, pontua.

De acordo com o parlamentar, a empresa chinesa BYD, que se prepara para se instalar em Camaçari, poderia absorver “os fios para fazer painéis e estofados dos veículos, por exemplo”. Além disso, é “possível utilizar o Sisal na Indústria Civil e na alimentação de animais”.

Também cobrou linhas de incentivos fiscais e de créditos, pois “não é nada fácil brigar com o mercado do plástico e da fibra sintética”. O deputado ainda sugeriu uma força-tarefa da ALBA junto com os deputados federais para contribuir em Brasília com uma alternativa.

“Os produtores de Sisal clamam por uma ação enérgica do Governo do Estado. Nasci e me criei na região. Sei da dificuldade. Meu pai botou palha em motor de Sisal. Sei do sofrimento que todos os meus irmãos do Sisal estão enfrentando. Precisamos que o secretário saia do ar-condicionado”, finaliza Marcinho Oliveira.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...