Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Estudantes participam de festa e festivais literários em Capela do Alto Alegre, Rio de Contas e Paulo Afonso

As expressões artísticas dos estudantes da rede estadual ganham destaque nas festas e festivais literários que acontecem em diferentes municípios baianos, nesta semana. Com temas voltados para as celebrações do Bicentenário da Independência, a Festa Literária de Capela do Alto Alegre (Flicap 2023), o Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc) e a Feira literária internacional de Paulo Afonso (Flipa) prepararam programações e espaços que impulsionam o conhecimento e evidenciam o protagonismo estudantil.

A Flicap, em sua quarta edição, teve início na quarta-feira (18), na Praça Antônio Dionísio de Oliveira, e segue até sexta (20), com palestras, apresentações de dança e teatro, exposições fotográficas e stands que exibirão a história dos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia. O evento conta com a participação dos alunos do Colégio Estadual Professora Zenilda Fernandes dos Santos Farias, que estão envolvidos em atividades como exposição de fotografias e documentário sobre as mulheres artesãs de Capela do Alto Alegre.

Em Rio de Contas, a primeira edição do Fliarc, iniciada nesta quinta-feira (19), está espalhada em diferentes pontos da cidade e traz a comemoração dos “300 anos de Rio das Contas” como um dos temas. A festa, que se encerra no domingo (22), prevê a participação de 20 mil pessoas, incluindo os 600 alunos dos colégios estaduais Carlos Souto, Marcolino Moura, Democrático de Ibicoara, Souto Soares, Maria Menezes Ribeiro, Nercy Antônio Duarte, Getúlio Vargas, Renato Pereira Viana e Horácio de Matos.

O estudante Kauã Oliveira Santana, 17, 2º ano, do Colégio Estadual Carlos Souto, anexo de Arapiranga, localizado em Rio de Contas, fala da sua expectativa em fazer parte da primeira edição do festival. “Eu e mais quatro colegas iremos apresentar a peça ‘O tormento’ e a ansiedade está a mil. Como o Fliarc é uma novidade na cidade e o público presente será bem maior do que eu estou acostumado a ver, o nervosismo está bem grande, mas as expectativas também estão altas. Estou confiante de que será uma ótima oportunidade de mostrar os talentos escondidos em cada um de nós”.

Já em Paulo Afonso, a 14ª edição da Flipa abordará o protagonismo feminino com o tema “Face feminina da luta pela independência” e terá a Banda Marcial do Colégio Estadual Polivalente como atração de abertura, nesta sexta-feira (20), no Parque Belvedere. A feira, que se encerra no domingo (22), também contará com as apresentações de alunos dos colégios estaduais Carlina Barbosa de Deus, Democrático Quitéria Maria de Jesus, Modelo, Reis Magalhães, CETEP Itaparica I e CETEP Itaparica II.

Maria Luiza Silva Marques, de 17, 2º ano do Colégio Modelo, falou sobre a sua expectativa. “É a segunda vez que participo da Flipa e espero deixar um impacto positivo com a minha apresentação. Eu acredito na importância de mostrar a arte e vejo essa feira como uma grande oportunidade de falar da história do nosso Estado e destacar os movimentos artísticos e culturais dos nossos municípios”.

Confira as programações:

FLICAP – Capela do Alto Alegre: https://www.instagram.com/p/CyOx6bOvNTh/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

FLIARC – Rio Das Contas: https://fliarc.com.br/confira-a-programacao-completa-da-primeira-edicao-do-fliarc/

FLIPA – Paulo Afonso:
https://www.instagram.com/p/CyjRd6rtp-G/

7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema recebe inscrições de curtas-metragens até sábado (25)

Até o próximo sábado (25), estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, festival de curtas-metragens dirigidos por...

Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema recebe inscrições de curtas-metragens até sábado (25)

Até o próximo sábado (25), estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema,...
Fundação Jose Silveira

7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema recebe inscrições de curtas-metragens até sábado (25)

Até o próximo sábado (25), estão abertas as inscrições para a 7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema,...

Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão...

PREMIUM MANDATUM: 20 suspeitos alcançados durante operação em municípios baianos

Vinte suspeitos já foram alcançados durante as diligências da Operação Premium Mandatum, deflagrada pela Polícia Civil e o Ministério...

Homem acusado de violência doméstica é preso pela PM em Santa Cruz Cabrália

Policiais militares do 8º BPM detiveram, na noite da última terça-feira (21/05), um homem apontado como autor de agressões...