Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Inscrições para rodadas de negócios do Festival Salvador Capital Afro seguem até esta sexta (20)

Seguem até esta sexta-feira (20) as inscrições para as Rodadas de Negócios da segunda edição do Festival Salvador Capital Afro, evento que pretende fortalecer a economia criativa da capital baiana, estimulando o desenvolvimento dos negócios e talentos negros locais. Afroturismo, música e artes visuais são os três eixos criativos que contarão com players nacionais e internacionais.

Profissionais do afroturismo, produtores, músicos e artistas visuais interessados em apresentar seus projetos no encontro de negócios podem se inscrever gratuitamente pelo portal www.salvadordabahia.com/capitalafro/. As Rodadas de Negócios serão realizadas durante o festival, de 22 a 24 de novembro, e visam aproximar os artistas e empreendedores locais de possíveis contratantes, compradores e outros diferentes agentes de fomento.

Durante o evento, os selecionados terão a oportunidade de apresentar as propostas a players nacionais e internacionais de cada eixo – curadores de festivais, contratantes de shows, gestores de espaços musicais; galeristas e representantes de museus; operadoras e agências de turismo – em reuniões individuais ou em formato de pitching. Antes disso, eles passarão por uma formação com os articuladores de cada eixo para aprimorar o formato da apresentação.

Para a diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Maylla Pita, o Festival Salvador Capital Afro tem um lugar estratégico na dinâmica da cidade por abrir um campo de oportunidades de negócios para empreendedores e artistas negros locais, dando um outro tom para a economia criativa soteropolitana. “Através das rodadas de negócios, estimulamos tanto a circulação artística e cultural preta, como também projetamos Salvador como destino de referência no Afroturismo no país e no mundo. E fazemos isso da melhor forma, que é nos conectando com quem confere movimento e faz a coisa acontecer no dia a dia, no chão da cidade, e que efetivamente tem a força de projeção da Salvador Capital Afro que somos”.

Os projetos selecionados para participar das reuniões de negócios serão divulgados no dia 10 de novembro no portal do Salvador Capital Afro e também por e-mail, através do qual os participantes deverão confirmar o interesse em participar.

Festival – Considerado um grande marco do Salvador Capital Afro, movimento que busca projetar a cidade como destino em referência nacional e internacional no Afroturismo, o festival será totalmente gratuito e está previsto para acontecer de 22 a 24 de novembro, no Centro Histórico. O evento reunirá diversas atividades voltadas para valorização e fomento da economia criativa preta da cidade, assim como para estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas necessárias para o posicionamento de Salvador como uma cidade antirracista.

Apontado como um ecossistema capaz de reunir uma diversidade de público e interesses, por meio de quatro pilares – político, econômico, educacional e cultural – o evento também é visto como uma base de transformação social, cujo foco é capacitar pessoas, mobilizar negócios e envolver, de forma atrativa, toda a cadeia de afroempreendedores.

A iniciativa é da Prefeitura de Salvador, através da Secult, no âmbito do Prodetur Salvador, em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur). O projeto tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e é mais uma ação implementada do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo em Salvador.

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de show

Em 2024, o Governo do Estado ampliou os festejos juninos no Parque de Exposições, na capital baiana. Ao todo, serão 12 dias de shows...

Planos de saúde prometem reverter cancelamento unilateral de contratos

Representantes do setor dos planos de saúde prometeram reverter os recentes cancelamentos unilaterais de contratos relacionados a algumas doenças e transtornos, informou nesta terça-feira...
Fundação Jose Silveira

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de show

Em 2024, o Governo do Estado ampliou os festejos juninos no Parque de Exposições, na capital baiana. Ao todo,...
Prefeitura Porto Seguro

Governo do Estado amplia festejos juninos no Parque de Exposições, que terá 12 dias de show

Em 2024, o Governo do Estado ampliou os festejos juninos no Parque de Exposições, na capital baiana. Ao todo,...

Planos de saúde prometem reverter cancelamento unilateral de contratos

Representantes do setor dos planos de saúde prometeram reverter os recentes cancelamentos unilaterais de contratos relacionados a algumas doenças...

PRF localiza e prende foragido da Justiça durante fiscalização na BR 110

Na tarde de sábado (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) efetuou a prisão de um homem acusado de homicídio...

SEGURANÇA NO SÃO JOÃO: 22 mil policiais e bombeiros atuarão nos festejos na Bahia

Pouco mais de 22 mil policiais militares, civis e peritos, além de bombeiros atuarão no mês de junho, durante...